bicalho_eua
Bicalho EUA
Pesquisar

Nova Lei de Imigração de Utah abre portas para imigrantes brasileiros exercerem profissão nos EUA

Tempo de leitura: 3 minutos
nova lei imigração utah

Oportunidades de crescimento profissional têm motivado brasileiros que já possuem uma carreira bem estruturada a buscar vistos de trabalho e residência permanente nos EUA. Com a nova Lei de Imigração de Utah, a SB35, a concretização dos planos de internacionalizar a carreira e viver o sonho americano pode ser ainda mais fácil. 

A nova Lei de Imigração de Utah introduziu algumas mudanças significativas no processo de licenciamento para imigrantes qualificados que desejam internacionalizar a sua carreira e trabalhar legalmente nos EUA. Ela não só abre as portas para os imigrantes interessados em se mudar para Utah, mas também para aqueles que desejam viver em outros estados norte-americanos, uma vez que é possível realizar a portabilidade interestadual de licenças para determinadas profissões.

Neste texto, vamos explorar um pouco mais esse assunto, destacando os principais vistos e profissões que se beneficiam da nova Lei de Imigração de Utah. Saiba como a Bicalho pode assessorar você no processo migratório para os EUA.

Nova Lei de Imigração de Utah: caminhos de licenciamento da SB35

O governador Spencer Cox sancionou recentemente a SB35. Essa nova Lei de Imigração de Utah abre novos caminhos para o licenciamento de profissionais estrangeiros, facilitando a emissão de licenças para indivíduos de outros estados e países que possam provar que possuem as habilidades e a experiência necessárias.

A SB35 foi criada para sanar o desafio da escassez de mão de obra, já que a dificuldade de obtenção de licenças trabalhistas em diversas profissões em Utah é um problema recorrente.

Com a nova Lei de Imigração, o caminho de desenvolvimento profissional – de exercer legalmente sua profissão no país das oportunidades – se torna menos burocrático. O que importa são as habilidades e experiências do profissional, independentemente da sua nacionalidade. Ótima notícia para profissionais brasileiros qualificados, especialmente para os que estão aplicando para vistos EB-2 NIW e EB-1A.

Profissionais que já possuem licença de trabalho no país de origem precisam comprovar pelo menos um ano de experiência na ocupação licenciada para atuar de forma legal em Utah. Aqueles que não têm uma licença, mas possuem formação e experiência (cumprindo os requisitos de licenciamento do estado para a profissão específica), podem também ser licenciados para trabalhar.

A promulgação da SB35 abre caminhos para a obtenção do licenciamento profissional, mas é importante frisar que, para exercer legalmente uma profissão nos EUA, é preciso ter Green Card ou visto de trabalho

Como a nova Lei de Imigração de Utah impacta beneficiários de vistos de trabalho nos EUA?

Ter o Green Card nem sempre é suficiente para exercer legalmente uma profissão nos EUA. É preciso ter uma licença profissional específica, como nos casos de médicos, advogados e psicólogos

A nova Lei de Imigração de Utah abre oportunidades para profissionais brasileiros qualificados que estão aplicando ou pretendem aplicar para algumas categorias de vistos de trabalho para os EUA, ou que já têm o Green Card. Isso porque elimina um desafio: o longo e oneroso processo de licenciamento profissional. 

Sem essa etapa, exercer legalmente a profissão nos EUA fica mais fácil. Assim, se você é beneficiário de algumas categorias de vistos, mas ainda não pode exercer legalmente a profissão nos EUA, pode se beneficiar da nova Lei de Imigração de Utah.

Tem dúvidas de como isso pode afetar seus planos? Fale conosco

A quem a nova lei se aplica

A nova lei de imigração de Utah se aplica aos solicitantes de visto que já possuem licença profissional no país de origem, sendo necessário comprovar pelo menos um ano de experiência no cargo que ocupa. Após a comprovação, será possível se beneficiar de uma licença profissional para atuar no estado de Utah.

Os profissionais que poderão se beneficiar dessa lei são: contadores, arquitetos, engenheiros, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos, veterinários, nutricionistas, dentistas, fisioterapeutas, médicos, advogados e outros. 

Quer exercer legalmente sua profissão nos EUA? Somos especialistas em processos migratórios para os EUA 

A internacionalização da carreira é um passo significativo que requer planejamento e suporte especializado. Podemos facilitar a sua jornada.

A Bicalho Legal Consulting P.A. é uma premium law firm, conduzida pelo advogado Vinícius Bicalho. Temos especialistas em processos migratórios para os EUA. Assessoramos profissionais liberais, empreendedores e empresários no requerimento de vistos para os EUA e seus desdobramentos.

Conheça mais sobre nossos serviços para obtenção de vistos para os EUA ou faça já a sua Pré-Avaliação Migratória gratuitamente!

Compartilhe esse conteúdo