Visto EB-1: imigre para os EUA comprovando estar no topo da sua área de atuação

Tempo de leitura: 4 minutos

A categoria “A” do visto EB-1 é voltada para profissionais com habilidades extraordinárias no atletismo, educação, negócios, artes ou ciência. Você está no topo da sua área de atuação? Saiba mais sobre como usar seu trabalho para pavimentar a conquista do Green Card.

O visto EB-1 é um visto americano que concede residência permanente a profissionais que alcançaram o mais alto destaque em seus ramos de atuação. Conhecido como visto para “profissionais com habilidades extraordinárias”, pode ser concedido, por exemplo, a ganhadores de prêmios internacionais de alto renome, como Oscar, Pulitzer, Nobel, medalhas olímpicas, dentre outros.

Apesar de parecer algo “impossível” ou muito difícil, não é bem assim. O visto EB-1 abre portas para profissionais com outros perfis que sejam capazes de comprovar, por meio de documentos, seu reconhecimento e destaque na área profissional. Existem 10 requisitos estabelecidos pela imigração estadunidense, e só é preciso se enquadrar e comprovar 3 deles para se tornar elegível. 

Saiba mais a seguir e tire suas dúvidas.

Subcategorias do visto EB-1

EB-1 A: Profissionais com habilidades extraordinárias

Os campos de atuação mais visados nesta categoria são, principalmente: 

  • ciências;
  • artes;
  • educação;
  • negócios;
  • atletismo. 

Se o profissional puder comprovar realizações expressivas e reconhecimento internacional, pode se candidatar ao visto EB-1 por contra própria, sem necessidade de uma job offer, ou do patrocínio de uma empresa. 

EB-1B: Professores e pesquisadores

Professores e pesquisadores com reconhecimento internacional por sua contribuição; precisam comprovar pelo menos 3 anos de experiência em pesquisa ou ensino. Além disso, diferente da primeira categoria, precisam possuir uma oferta de trabalho lhe esperando nos Estados Unidos.

EB-1C: Gerentes e executivos de multinacionais

Inclui gerentes e executivos que trabalharam para uma filial internacional de uma empresa dos EUA por pelo menos 1 ano, nos últimos 3 anos. Neste caso, quem envia a petição para o visto EB-1 é a própria empresa.

Vantagens EB-1A (profissionais com habilidades extraordinárias)

Autonomia para ser seu próprio patrocinador

Em geral, vistos americanos enquadrados na categoria EB (Employment Based ou baseados em emprego) exigem que o requerente possua uma oferta de trabalho nos Estados Unidos. A grande vantagem da categoria “A” do visto EB-1, a primeira citada acima, é que isso não é necessário. O requerente é seu próprio patrocinador. Sendo assim, não depende de uma empresa nem para ofertar uma vaga de trabalho, nem para fazer a petição em seu nome. Ela o faz por conta própria e tem total controle sobre o seu processo de imigração.

Menos burocracias no processo de petição

A categoria de visto EB-1A permite que você solicite o Green Card de forma direta. Essa característica o torna um dos vistos que oferecem mais chances de otimizar a conquista da residência permanente nos Estados Unidos. O motivo disso é que a necessidade de possuir um “job offer” faz com que os profissionais precisem aguardar o processo de certificação de trabalho. 

Nele, o empregador dos EUA precisa tentar preencher a vaga disponível antes de disponibilizá-la a um estrangeiro. Existe todo um processo burocrático para fazer essa comprovação até que a vaga seja certificada. Não precisar passar por essa burocracia é uma forma de reduzir o tempo de processamento da petição de visto. 

Os benefícios migratórios recaem sobre a família do requerente

Se o pedido de visto EB-1 for concedido ao requerente, cônjuge e filhos menores de 21 anos também recebem direito à residência permanente.

Requisitos do visto EB-1

Alto nível de reconhecimento e destaque profissional

Para ser elegível ao visto EB-1, é necessário demonstrar as conquistas alcançadas por meio da experiência profissional. Quanto mais expressivos forem os reconhecimentos recebidos pela atuação profissional, maiores são as chances de ter o visto deferido. 

O foco do visto EB-1 é atrair para os Estados Unidos aqueles profissionais que são parte de uma pequena parcela da área de atuação, que detêm os maiores níveis de excelência. Por isso, só é possível fazer o requerimento respaldando as informações fornecidas com evidências comprobatórias. Essa documentação pode incluir, por exemplo, premiações, materiais publicados, dentre outros. 

A elegibilidade só se consolida, de fato, se o requerente preencher pelo menos 3 dos 10 requisitos listados a seguir:

  1. Recebimento de prêmios reconhecidos nacional ou internacionalmente;
  2. Filiação em associações que exigem excelência de seus membros;
  3. Material publicado em grandes meios de comunicação;
  4. Contribuições acadêmicas ou artísticas relevantes;
  5. Artigos científicos em revistas profissionais;
  6. Exposições e shows artísticos;
  7. Papel de liderança em organização com excelente reputação;
  8. Alto salário e remuneração em comparação com o mercado;
  9. Participação como juiz avaliando o trabalho de outros;
  10. Sucesso comercial dentro das artes do espetáculo.

Intenção de dar continuidade à atuação profissional

Além de possuir extenso reconhecimento profissional, é necessário demonstrar, em seu pedido de visto, que você tem a intenção de continuar realizando o trabalho que lhe rendeu condecorações. Afinal, o interesse dos Estados Unidos em abrir as portas para que profissionais renomados residam no país é que eles beneficiem a nação com suas habilidades extraordinárias.

Ao construir a defesa para conseguir o visto americano EB-1, é altamente indicado incluir evidências claras dessa intenção. Por exemplo, se você já estiver em contato com outros profissionais parceiros com os quais pretende trabalhar, é válido apresentar uma carta dessas pessoas demonstrando o interesse em estabelecer uma relação profissional.

Acredita ser elegível para o visto EB-1? É preciso construir uma defesa coesa e reunir o máximo de documentos possível, já que essa categoria conta com processo de avaliação ainda mais minucioso, devido ao público a quem se direciona. A Bicalho pode assessorar você nesse processo, incluindo o requerimento, acompanhamento do processo legal e consultoria.

Entre em contato conosco.

Compartilhe esse conteúdo