Pesquisar

Visto americano para brasileiros residentes em Portugal: conheça as categorias

Existem algumas categorias de visto americano indicadas para brasileiros residentes em Portugal que desejam se mudar, trabalhar e/ou fazer negócios nos Estados Unidos. Entenda.
visto-americano-para-brasileiros-residentes-em-portugal

Portugal é um destino que atrai muitos brasileiros. As motivações são várias: facilidade com a língua, cultura e vistos mais fáceis de serem pleiteados são algumas delas. Além de tudo isso, as universidades portuguesas estão entre as melhores do mundo e atraem uma gama enorme de pessoas com trajetórias acadêmica e profissional invejáveis.

Mas, mesmo Portugal sendo um bom país para morar e trabalhar, um número crescente de brasileiros que residem em solo português vêm considerando encontrar novas possibilidades de trabalho, empreendimento e investimento em terras estadunidenses, considerado o país das oportunidades. 

Afinal, ao deixar o Brasil, além da busca por melhor qualidade de vida, os brasileiros também visam oportunidades de trabalhar, empreender ou investir em um mercado mais consolidado e que oferece melhores perspectivas de prosperidade. Mas, se comparado aos EUA, o mercado português se encontra menos aquecido e oferece menos alternativas.

Diante disso, mudar para os Estados Unidos tem sido uma saída considerada por muitos. Afinal, trata-se de uma equação perfeita. Portugal tem exatamente a matéria-prima que os EUA desejam. Em contrapartida, a forte economia norte-americana pode oferecer o que Portugal, no momento, infelizmente, não tem.

Se você é brasileiro, mora em Portugal e tem interesse em realizar negócios e investimentos nos EUA ou se mudar legalmente para o país, continue a leitura e confira as categorias de visto americano para brasileiros residentes em Portugal!

Cidadania Portuguesa e Visto E-2: uma nova possibilidade migratória para brasileiros que querem morar nos EUA 

Em dezembro de 2022, Portugal foi oficialmente incluído na lista de países que possuem Tratado de Comércio e Navegação com os Estados Unidos. A notícia agradou brasileiros residentes em Portugal que buscam visto americano, especialmente categorias que concedem residência permanente nos EUA (Green Card). Por que?

Com esta inclusão, cidadãos portugueses agora podem requerer o visto E-2 (Treaty Investors), a principal modalidade de visto americano para empreendedores que querem investir e morar nos Estados Unidos. Apesar de ser temporário, o E-2 é renovável e pode ser prorrogado por tempo indeterminado, funcionando, na prática, como um “visto de residência permanente”.

Assim, o visto americano E-2 pode ser uma porta de entrada para os EUA para brasileiros residentes em Portugal ou que têm Cidadania Portuguesa. Lembrando que o brasileiro que mora em Portugal pode fazer o pedido de cidadania portuguesa por naturalização, e que milhares de brasileiros têm direito a tirar a cidadania portuguesa por meio da atribuição de nacionalidade.

De maneira geral, o visto E-2 é emitido a requerentes que tenham condições de fazer um investimento em negócios nos EUA. Não há um valor mínimo determinado pelo governo americano, mas é razoável planejar um investimento mínimo de 100 mil dólares.

Como funciona o Visto E-2?

Como já mencionamos, o visto americano E-2 – Treaty Investors é indicado para empreendedores que possuam cidadania de países que tenham tratado comercial com os Estados Unidos. Ele permite que o requerente resida nas terras do Tio Sam para realizar investimentos, estabelecendo um negócio. 

O E-2 é um visto temporário, mas renovável, podendo ser prorrogado por tempo indeterminado; assim, funciona de maneira efetiva como um “visto permanente”. 

Nessa categoria, o cônjuge do investidor recebe automaticamente uma autorização de trabalho sem restrições, enquanto os filhos menores são incluídos sob o status de visto dos seus pais.

Algumas regras devem ser atendidas para que o requerente consiga o visto E-2:

  • Possuir nacionalidade de país integrante da lista de países que têm tratado comercial com os EUA. O Brasil não está nessa lista, mas Portugal agora está (assim como outros países europeus e latino americanos);
  • Abrir uma empresa em solo americano, possuindo pelo menos 50% da propriedade da empresa ou posse de controle operacional por meio de uma posição gerencial ou outro dispositivo corporativo;
  • Apresentar histórico acadêmico e experiência profissional que demonstrem a sua capacidade;
  • Realizar um investimento que seja de pelo menos $ 100,000.00, tendo condições de comprovar a procedência da quantia.

Se você tem cidadania portuguesa e procura uma categoria de visto americano, o E-2 é uma saída. Mas, além deste, existem outras categorias de visto americano para brasileiros residentes em Portugal. Continue a leitura!

Caminhos migratórios e categorias de visto americano para brasileiros residentes em Portugal

Os Estados Unidos estimulam a migração legal de profissionais qualificados, especialmente aqueles que se enquadram nos vistos employment based (EB), destinados aos profissionais com experiência profissional comprovada ou altamente reconhecida.

Em suma, o país busca pessoas capacitadas, que sejam valiosas para complementar e sanar as necessidades do mercado de trabalho estadunidense. A maioria destes profissionais se tratam de profissionais liberais de alto nível. Por exemplo:

Além do visto E-2, indicado para brasileiros que têm cidadania portuguesa, existem outras categorias de visto americano para estrangeiros que desejam residir, trabalhar, estudar ou investir nos EUA, e que são indicadas para brasileiros residentes em Portugal.

É muito importante conhecer os tipos de visto americano para aumentar a chance de deferimento e obter sucesso na estratégia de migração para os EUA. Conheça as principais categorias:

Visto EB-2 NIW

O visto EB-2 é indicado para profissionais estrangeiros que possuem carreira sólida e experiência na área de formação. Trata-se de uma categoria employment based, e a construção do caso é baseada na trajetória profissional do requerente.  

O EB-2 concede residência permanente ao solicitante (Green Card), inclusive para cônjuge e dependentes menores de 21 anos.

A modalidade NIW – National Interest Waiver é uma ótima alternativa para profissionais que têm formação acadêmica e experiência profissional, e isenta o requerente de uma job offer (oferta de trabalho) nos Estados Unidos. 

Para ser elegível para os visto EB-2 NIW é obrigatório preencher um dos três requisitos a seguir, impostos pela imigração americana:

  1. Possuir Advanced Degree (mestrado e/ou doutorado); ou
  2. Possuir bacharelado e mais cinco anos de experiência progressiva comprovada no campo de trabalho; ou
  3. Possuir capacidade excepcional comprovada na área de Ciências em geral, Artes ou Negócios, demonstrada pelo cumprimento de 3 das seguintes exigências:

• diploma educacional na área;

• cartas documentando ao menos dez anos de experiência;

• licença profissional;

• comprovação de que recebeu remuneração compatível;

• filiação a associação profissional;

• resultados profissionais significativos.

Por que o EB-2 NIW é um visto americano indicado para brasileiros residentes em Portugal?

Porque muitos brasileiros moram em Portugal para avançar em sua formação acadêmica, já que o país é referência em educação. No entanto, quando concluem os estudos, preferem atuar em um país mais favorável aos negócios e com mais possibilidades para crescer profissionalmente, como é o caso dos EUA, terra das oportunidades. 

Visto EB-1

O visto EB-1, conhecido como visto para “profissionais com habilidades extraordinárias”, é uma categoria employment based, indicado para profissionais que se destacam em sua área de atuação, seja esporte, ciências, artes ou negócios, e que conseguem alcançar o mais alto nível em sua carreira. 

O visto EB-1 concede residência permanente – Green Card – ao beneficiário, cônjuge e filhos solteiros menores de 21 anos. Para ser elegível, é preciso comprovar as conquistas alcançadas por meio da experiência profissional. Assim, a elegibilidade só se confirma caso o requerente preencha pelo menos três dos seguintes 10 requisitos:

  • Ter recebido prêmios reconhecidos nacional ou internacionalmente;
  • Ser filiado a associações que exigem excelência de seus membros;
  • Possuir material publicado em grandes meios de comunicação;
  • Ter contribuições acadêmicas ou artísticas relevantes;
  • Apresentar artigos científicos em revistas profissionais;
  • Comprovar a existência de exposições e shows artísticos;
  • Possuir papel de liderança em organização com excelente reputação;
  • Ter conseguido alto salário e remuneração em comparação com o mercado;
  • Comprovar participação como juiz avaliando o trabalho de outros;
  • Ter alcançado sucesso comercial dentro das artes do espetáculo.

Assim como o EB-2 NIW, o EB-1 também é um visto americano que pode favorecer brasileiros residentes em Portugal e que querem atuar em um país mais favorável ao desenvolvimento profissional, como é o caso dos EUA. 

Caso seja um brasileiro que vive em Portugal, deseja se mudar para os EUA e possui artigos publicados na imprensa e em publicações científicas, participação em reportagens e entrevistas, ou recebeu premiações, poderá se enquadrar. 

Qual a categoria de visto americano mais indicada para brasileiros residentes em Portugal?

Para escolher a melhor opção dentre as categorias de visto americano para brasileiros que residem em Portugal, é fundamental contar com uma consultoria profissional para o processo de imigração. A escolha do visto deve ser feita tendo em vista o propósito e objetivos do requerente e, por consequência, traz desdobramentos tributários, empresariais e profissionais.

Se você reside em Portugal e procura um visto americano que atenda seus objetivos, preencha gratuitamente o formulário de pré-avaliação migratória para que possamos sugerir a categoria mais adequada ao seu caso.

Conte com a Bicalho para assessorar você no processo migratório para os EUA

A Bicalho Legal Consulting P.A. é uma premium law firm, conduzida pelo advogado Vinícius Bicalho.

Licenciado nos EUA, Brasil e em Portugal, o advogado Vinícius Bicalho tem atuação exclusiva em imigração, impostos federais e negócios internacionais.

Nos EUA, a Bicalho auxilia os brasileiros que desejam viver o sonho americano e planejam expandir os seus negócios para os EUA. Estamos preparados para oferecer a você todo o suporte necessário no requerimento de visto para os EUA

Você também pode contar com os serviços da Bicalho Portugal, braço da consultoria que oferece atendimentos voltados a processos migratórios para Portugal e a assessoria necessária no requerimento do visto adequado ou Cidadania Portuguesa.

Saiba mais sobre a Bicalho ou entre em contato.

Compartilhe esse conteúdo