Quer empreender com segurança? Saiba como escolher uma franquia

Tempo de leitura: 4 minutos

Entender como escolher uma franquia se torna mais fácil se o investidor se atentar a alguns aspectos chave do seu caso específico. Veja as dicas a seguir.

De acordo relatório da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de franquias apresentou um crescimento superior ao varejo no primeiro trimestre de 2019 e se mantém estável. Esse modelo já é conhecido por suas vantagens e, dentre as principais, está o fato de possibilitar empreender com riscos reduzidos. Mas, uma vez que se decide apostar nessa ideia, como escolher uma franquia?

O processo precisa ser cuidadoso e pode levar algum tempo. Ao longo desse período de análise e escolha, existem alguns aspectos chave que precisam ser avaliados. Um investimento a longo prazo vai impactar na sua vida por bastante tempo e, por isso, você deve estar atento para evitar prejuízos e garantir tanto o sucesso dos negócios quanto a sua satisfação pessoal.

Confira a seguir algumas reflexões que devem estar inclusas no seu processo de decisão. Absorva também algumas dicas do que fazer para encontrar a franquia ideal para você. 

Aposte em um segmento do seu interesse

Abrir uma franquia requer que você tenha algum nível de familiaridade e de experiência com o setor no qual o negócio vai se inserir, assim como todo empresário. Ainda que abrir uma franquia envolva respeitar os padrões e diretrizes da marca, você será o dono do negócio e, para conduzi-lo ao sucesso, é preciso entender a sua dinâmica. Afinal, a rotina, as tomadas de decisão e a gestão do empreendimento estarão em suas mãos.

Não basta gostar da marca, ou do produto/serviço que ela oferta. É necessário gostar e ser bom nos processos que envolvem a sua venda ou, pelo menos, ter disposição e espírito de aprendizagem para entender e se manter inteirado. 

Busque equilíbrio financeiro

O aspecto financeiro é um dos fatores que mais impactam em como escolher uma franquia. Afinal, existem franquias dos mais diversos valores. Além do valor investimento inicial, é necessário analisar os índices de lucratividade e rentabilidade da franquia e garantir o cenário mais favorável. O ideal seria investir em uma marca que ofereça altos índices de retorno do investimento em um prazo mais ágil. 

Há ainda outras questões financeiras as quais você deve se atentar. Por exemplo, a garantia de um capital de giro, que será necessário para manter o negócio operando até que ele se torne sustentável. Nesse sentido, você também vai precisar possuir uma reserva financeira pessoal para se manter nesse período de estabilização da empresa. Então, certifique-se de que esses valores cabem no seu orçamento.

Defina o país de destino da nova empresa 

Você está considerando abrir uma franquia no Brasil ou no exterior? Abrir franquia no Brasil é uma ótima maneira de empreender com riscos reduzidos. No exterior, é uma forma de expandir mercado e aumentar a lucratividade. É, inclusive, por esse mesmo motivo que diversos investidores optam por empreender nos Estados Unidos ou em Portugal utilizando este modelo.

Há um alto número de empreendedores brasileiros nos EUA. Um relatório da ABF abordou o balanço preliminar parcial do desempenho do setor de franquias em 2018. O levantamento apontou que, naquele ano, haviam 59 marcas brasileiras no país, o maior número registrado. Iniciar um negócio na América do Norte tem grandes vantagens, e não só por conta da economia estável. Empreender no país pode ser um fator determinante para alguns caminhos migratórios específicos, como é o caso do visto americano L-1.

O relatório da ABF também mostrou que Portugal, logo atrás dos EUA no ranking, conta com 34 marcas brasileiras. Além de possuir outros fatores atrativos, como a língua e a cultura mais semelhantes a do Brasil, o país oferece grandes vantagens. Algumas das principais razões que fazem investidores mirarem em Portugal é o fato de que o país possuir baixa inflação e leis tributárias bem definidas. Também há incentivos para empresários que pretendem migrar para o país, um dos principais é o Visto Gold.

Aprofunde-se nas opções do mercado

Uma das principais motivações que levam investidores a apostarem no franchising é ter a segurança de contar com uma marca já consolidada no mercado e que oferece mais chances de sucesso e lucratividade. Sendo assim, um dos passos primordiais sobre como escolher uma franquia é garantir que o modelo de negócio funciona e, até mesmo para que você garanta que as suas competências são compatíveis com as demandas do negócio.

Após determinar o segmento do seu interesse, o valor disponível para investimento e o local onde pretende abrir a sua franquia, o ideal é ir atrás das marcas do seu interesse e falar direto com o franqueador para extrair essas informações. Procure saber o máximo de informações possível sobre como a franquia vai funcionar na prática e tire todas as suas dúvidas. 

O franqueador deve apresentar uma COF (Circular de Oferta de Franquia), como com todas as informações do negócio, bem como as obrigações do franqueador e do franqueado. Analise esse documento e busque saber sobre a experiências dos atuais franqueados. Observe a forma como o franqueador fornece suporte a eles. Afinal, você precisa ter a segurança de contar com o know-how que ele possui pela sua experiência com o negócio. 

Busque assessoria profissionalizada

Para concretizar a aquisição de uma franquia, o último passo é fechar negócio! O processo de decisão por levar alguns meses, mas é muito importante gastar tempo analisando as suas opções. Afinal, você vai investir um dinheiro que, sem dúvidas, foi conquistado com esforço.

Para garantir que a escolha e as condições do contrato de compra serão as mais vantajosas, é indispensável contar com assessoria especializada. O olhar e orientação de um profissional fazem muita diferença na leitura da COF e também na análise dos dados financeiros. 

Agora que você conferiu essas dicas sobre como escolher uma franquia, com certeza, o próximo passo é garantir uma assessoria capacitada, certo? 

A Bicalho é uma empresa de consultoria legal com atuação multidisciplinar e possuir filiais no Brasil, Estados Unidos e Portugal. A empresa faz parte do quadro associativo da ABF e está credenciada para atuar na abertura e expansão de franquias nacionalmente, auxiliando franqueadores e franqueados.Oferecemos consultoria e assessoria de excelência. Possuímos vasta experiência nesse tipo de operação e somos capacitados para auxiliar as empresas franqueadas na busca pelo melhor tratamento tributário e trabalhista, no Brasil ou exterior. Saiba mais sobre nossos serviços!

Compartilhe esse conteúdo