Atualizado: 27 de julho de 2023
Na lista de nações preferidas dos brasileiros que desejam internacionalizar sua carreira, estão os Estados Unidos. Como uma das grandes potências mundiais, o país oferece não somente salários atrativos, mas especialmente mais oportunidades de crescimento profissional.
Além disso, a possibilidade de continuar os estudos nas melhores universidades do mundo também é um grande motivador. Afinal, o lifelong learning já é uma realidade e se torna cada vez mais imprescindível para quem deseja alcançar patamares mais altos na carreira. Para quem não sabe, trata-se de um conceito que preconiza a aprendizagem continuada. Essa prática de educação ao longo da vida já é comum em diversos países, como mostrou a pesquisa Pew Research Center, que revelou que 73% dos americanos já se consideram adeptos.
Para pessoas com este perfil, que desejam não somente residir ou estudar nos EUA, mas também exercer legalmente sua profissão, obter o Green Card é um sonho, e o visto EB-1 pode ser o caminho para concretizá-lo.
Neste conteúdo, você vai entender mais sobre visto EB-1, seus requisitos, categorias e vantagens, e saber como a Bicalho pode assessorar você nessa jornada. Acompanhe!
Sobre o Visto EB-1
O visto EB-1 é um visto americano da categoria “Employment Based” que concede residência permanente ao profissional que alcançou o mais alto destaque em sua área de atuação. Conhecido como visto para “profissionais com habilidades extraordinárias”, pode ser concedido, por exemplo, a ganhadores de prêmios internacionais de alto renome, como Oscar, Pulitzer, Nobel, medalhas olímpicas, dentre outros.
Apesar de parecer algo impossível ou muito difícil, não é bem assim. O visto EB-1 abre portas para profissionais com outros perfis que sejam capazes de comprovar, por meio de documentos, seu reconhecimento e destaque na área profissional. Como? Cumprindo 3 dos 10 requisitos estabelecidos pela imigração estadunidense. Saiba mais a seguir.
Requisitos do visto EB-1
Alto nível de reconhecimento e destaque profissional
Para ser elegível ao visto EB-1, é necessário demonstrar as conquistas alcançadas por meio da experiência profissional. Quanto mais expressivos forem os reconhecimentos recebidos pela atuação profissional, maiores são as chances de ter o visto deferido.
O foco do visto EB-1 é atrair para os Estados Unidos aqueles profissionais que são parte de uma pequena parcela da área de atuação, que detêm os maiores níveis de excelência. Por isso, só é possível fazer o requerimento respaldando as informações fornecidas com evidências comprobatórias. Essa documentação pode incluir, por exemplo, premiações, materiais publicados, dentre outros.
A elegibilidade só se consolida, de fato, se o requerente preencher pelo menos 3 dos 10 requisitos listados a seguir:
- Recebimento de prêmios reconhecidos nacional ou internacionalmente;
- Filiação em associações que exigem excelência de seus membros;
- Material publicado em grandes meios de comunicação;
- Contribuições acadêmicas ou artísticas relevantes;
- Artigos científicos em revistas profissionais;
- Exposições e shows artísticos;
- Papel de liderança em organização com excelente reputação;
- Alto salário e remuneração em comparação com o mercado;
- Participação como juiz avaliando o trabalho de outros;
- Sucesso comercial dentro das artes do espetáculo.
Intenção de dar continuidade à atuação profissional
Além de possuir extenso reconhecimento profissional, é necessário demonstrar, em seu pedido de visto, que você tem a intenção de continuar realizando o trabalho que lhe rendeu tantos frutos e condecorações. Afinal, o interesse dos Estados Unidos em abrir as portas para que profissionais renomados residam no país é que eles beneficiem a nação com suas habilidades extraordinárias.
Ao construir a defesa para conseguir o visto americano EB-1, é altamente indicado incluir evidências claras dessa intenção. Por exemplo, se você já estiver em contato com outros profissionais parceiros com os quais pretende trabalhar, é válido apresentar uma carta dessas pessoas demonstrando o interesse em estabelecer uma relação profissional.
Nesse sentido, desenvolver um Professional Plan ou um Business Plan consistente é imprescindível. Trata-se de um documento que deve ser elaborado por profissionais que buscam se alocar no mercado americano, seja como empregados (Professional Plan) ou empreendendo (Business Plan). A escolha por um ou outro deve ser estratégica, conforme as especificidades, de forma que seja possível identificar qual a melhor maneira de apresentar aquele profissional ou empreendedor.
Por exemplo, existem áreas que podem ser enquadradas nos dois tipos de planos, como é o caso de profissionais médicos, dentistas e engenheiros. Muitos ingressam no país com o objetivo de abrir um negócio na área, como um consultório ou uma consultoria, sendo mais indicado um Business Plan. Existem também os casos de profissionais que farão projetos de pesquisa científica. Sendo assim, um Professional Plan é a melhor opção.
Subcategorias do visto EB-1
EB-1A: Profissionais com habilidades extraordinárias
Os campos de atuação mais visados nesta categoria são, principalmente:
- ciências;
- artes;
- educação;
- negócios;
- atletismo.
Se o profissional puder comprovar realizações expressivas e reconhecimento internacional, pode se candidatar ao visto EB-1A por contra própria, sem necessidade de uma job offer (oferta de vaga de trabalho certificada), ou do patrocínio de uma empresa.
EB-1B: Professores e pesquisadores
Esta categoria de visto EB-1 inclui professores e pesquisadores com reconhecimento internacional por sua contribuição; precisam comprovar pelo menos 3 anos de experiência em pesquisa ou ensino.
Além disso, diferente da primeira categoria, precisam possuir uma oferta de trabalho nos Estados Unidos.
EB-1C: Gerentes e executivos de multinacionais
Inclui executivos que trabalharam para uma filial internacional de uma empresa dos EUA por pelo menos 1 ano, nos últimos 3 anos. Neste caso, quem envia a petição para o visto EB-1C é a própria empresa.
Processo de requerimento do visto EB-1
A primeira fase é a entrega ao USCIS (United States Citizenship and Immigration Services) de um dossiê com todos os documentos comprobatórios de mérito. A imigração americana pode aprovar, exigir mais informações ou até negar o pedido.
Esses são os documentos necessários para o requerimento do EB-1:
- Cópias passaportes e vistos do beneficiário, cônjuge e dependentes;
- Cartas que comprovam a participação em organizações;
- Comprovação de prêmios;
- Contratos;
- Publicações;
- Reportagens;
- Fotografias que comprovem as exigências;
- Cartas de recomendações de colegas, clientes e organizações;
- Demais documentos que possam suportar as alegações.
Em seguida, o National Visa Center solicita mais documentos pessoais, antecedentes criminais e uma avaliação física com um profissional credenciado.
A terceira e última fase, por sua vez, compõe-se de uma entrevista no consulado americano.
Vantagens EB-1A (para profissionais com habilidades extraordinárias)
Autonomia para ser seu próprio patrocinador
Em geral, vistos americanos enquadrados na categoria EB (Employment Based ou baseados em emprego) exigem que o requerente possua uma oferta de trabalho nos Estados Unidos. A grande vantagem da categoria “A” do visto EB-1, assim como o visto EB-2 NIW, é que isso não é necessário. O requerente pode ser seu próprio patrocinador (sponsor). Sendo assim, não depende de uma empresa nem para ofertar uma vaga de trabalho, nem para fazer a petição em seu nome. Ela o faz por conta própria e tem total controle sobre o seu processo de imigração.
Menos burocracias no processo de petição
A categoria de visto EB-1A permite que você solicite o Green Card de forma direta. Essa característica o torna um dos vistos que oferecem mais chances de otimizar a conquista da residência permanente nos Estados Unidos. O motivo disso é que a necessidade de possuir um “job offer” faz com que os profissionais precisem aguardar o processo de certificação de trabalho.
Nele, o empregador dos EUA precisa tentar preencher a vaga disponível antes de disponibilizá-la a um estrangeiro. Existe todo um processo burocrático para fazer essa comprovação até que a vaga seja certificada. Não precisar passar por essa burocracia é uma forma de reduzir o tempo de processamento da petição de visto.
Os benefícios migratórios recaem sobre a família do requerente
Se o pedido de visto EB-1A for concedido ao requerente, cônjuge e filhos menores de 21 anos também recebem direito à residência permanente nos EUA.
Quer iniciar o processo migratório com o visto EB-1A? Conte com a Bicalho
Se você tem dúvidas sobre sua elegibilidade, faça agora uma pré-avaliação migratória gratuita.
Se você acredita ser elegível para o visto EB-1A, podemos ajudar você!
O foco do visto EB-1A é atrair para os Estados Unidos o profissional que é parte de uma pequena parcela em sua área de atuação, que se destacam por deter os maiores níveis de excelência.
Por isso, só é possível fazer o requerimento respaldando as informações fornecidas com evidências comprobatórias. É preciso construir uma defesa coesa e reunir o máximo de documentos possível, já que essa categoria conta com processo de avaliação minucioso, devido ao público a quem se direciona.
O processo para conseguir o visto EB-1A pode ser facilitado se você contar com uma assessoria.
Somos especialistas em processos migratórios para os Estados Unidos e estamos preparados para oferecer a você o suporte necessário em todas as etapas de sua jornada migratória. Vamos conversar sobre seu caso?
Confira também outros vistos com os quais a Bicalho trabalha!