bicalho_eua
Bicalho EUA
Pesquisar

Visto EB-2 NIW para Administradores: conheça requisitos e vantagens 

Profissionais em cargos de gestão de empresas brasileiras que têm o objetivo de morar e trabalhar nos EUA devem conhecer o visto EB-2 NIW para administradores. Dentre as vantagens, ele dispensa a exigência por uma oferta de emprego no país. Entenda!
Tempo de leitura: 5 minutos

Diversos profissionais que ocupam cargos de gestão em empresas brasileiras desejam residir e trabalhar nos EUA, por ser um país mais amigável aos negócios e que oferece mais oportunidades para desenvolver a carreira. E um dos caminhos mais ágeis e com menor investimento para alcançar esse propósito é por meio do visto EB-2 NIW para administradores. Essa é uma categoria de visto voltada para trabalhadores que possuem habilidades excepcionais, ou seja, profissionais estrangeiros com experiência profissional e formação acadêmica comprovadas. 

Um dado que chama a atenção, de acordo com o Departamento de Estatísticas do Trabalho dos EUA, é que existe uma previsão de que o emprego geral em ocupações de gerenciamento cresça 8% de 2021 a 2031 no país, mais rápido do que a média de todas as ocupações; espera-se que esse aumento resulte em mais de 880 mil novos empregos ao longo da década. 

Além dos novos empregos, as oportunidades surgem da necessidade de substituição de trabalhadores que deixam suas ocupações definitivamente. Estima-se que cerca de 1,1 milhão de aberturas de vaga por ano, em média, venham de necessidades de crescimento e reposição. 

Para se ter uma ideia, o salário médio anual para esse grupo foi de US$ 102.450, em maio de 2021, que foi o mais alto de todos os principais grupos ocupacionais e mais do que o salário médio anual para todas as ocupações, que é de US$ 45.760.

Entender como funciona a solicitação do visto EB-2 NIW para administradores é muito importante para que esses profissionais se organizem para solicitar o visto e tenham sucesso com o processo. Neste conteúdo, você vai entender como funciona a dispensa da oferta de vaga de emprego certificada nos Estados Unidos (job offer), além de conhecer as principais vantagens dessa categoria e os requisitos para aumentar as chances de aprovação do visto. Acompanhe!

Visto EB-2 NIW: Não é necessário ter uma oferta de emprego

O visto EB-2 NIW é ideal para quem quer conquistar residência permanente no país estrangeiro se valendo de sua trajetória profissional. A categoria apresenta diversas vantagens, que podem fazer a diferença no momento de definir qual é o melhor caminho imigratório.

Isso porque os critérios apresentados pelo país se baseiam em todas as conquistas, experiência e formação do profissional, ou seja, as exigências são colocadas aqueles que se dedicaram e que podem comprovar seus feitos em suas respectivas áreas, de forma que possam oferecer seu conhecimento aos Estados Unidos.

Empresários, gestores e líderes que têm experiência em gestão de negócios e desejam morar, trabalhar ou empreender nos EUA podem se beneficiar do visto EB-2 NIW para administradores. 

 De acordo com o USCIS – United States Citizenship and Immigration Services ou, em português, Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos, para conseguir o visto EB-2 NIW para administradores, o profissional precisa comprovar que:

  • Qualifica-se como membro das profissões de nível avançado ou como pessoa de habilidade excepcional; e
  • Há a dispensa do requisito de oferta de emprego e, portanto, do requisito de certificação de trabalho, por “interesse nacional”.

Desde 1990, a Lei de Imigração e Nacionalidade (INA) estabelece que uma pessoa de capacidade excepcional pode obter uma dispensa do requisito de oferta de emprego se o USCIS considerar que essa dispensa é de “interesse nacional” (a abreviação de NIW é National Interest Waiver). Ou seja, nesse caso, é interessante para o governo dos Estados Unidos isentar o requerente da “job offer” porque, de alguma forma, sua presença será benéfica ao país. 

Essa disposição de dispensa aplica-se apenas à classificação de segunda preferência (EB-2) para membros das profissões com graus avançados e pessoas de capacidade excepcional. 

Visto EB-2 NIW para Administradores: requisitos

Um profissional conseguirá ser aprovado na solicitação do visto EB-2 para administradores, qualificando-se para a classificação preferencial de visto de capacidade excepcional, se:

  • Possuir habilidade excepcional na condução dos negócios;
  • Comprovar que beneficiará substancialmente a economia nacional, os interesses culturais ou educacionais ou o bem-estar dos Estados Unidos no futuro; e
  • Seus serviços em um desses campos forem procurados por um empregador nos Estados Unidos (nesse caso específico, o requerimento é feito por uma oferta de uma vaga de trabalho certificada, e não por dispensa por interesse nacional – NIW).

A comprovação de “habilidade excepcional” deve incluir pelo menos três dos seis tipos de evidência a seguir listados nos regulamentos:

  1. Um registro acadêmico oficial mostrando que o beneficiário possui um diploma, certificado ou prêmio similar de uma faculdade, universidade, escola ou outra instituição de ensino relacionada à área de habilidade excepcional (Ex. ANAC, CREA, CRA, CRM, CRO, CRC, CREFITO etc.);
  2. Prova sob a forma de carta do empregador atual ou anteriores comprovando que o beneficiário tem pelo menos 10 anos de experiência em tempo integral em sua profissão;
  3. Uma licença para exercer a profissão ou certificação para uma determinada profissão ou ocupação;
  4. Evidência de que o beneficiário recebeu um salário ou outra remuneração por serviços que demonstre capacidade excepcional. Importante ressaltar que, para satisfazer esse critério, a prova deve demonstrar que o beneficiário recebeu um salário ou remuneração por serviços que seja indicativo de sua alegada capacidade excepcional em relação a outros que trabalham no campo;
  5. Prova de filiação em associações profissionais; e
  6. Evidência de reconhecimento por realizações e contribuições significativas para a indústria ou campo por entidades governamentais ou organizações profissionais ou empresariais.

A qualificação para a classificação EB-2, seja como membro das profissões com grau avançado ou como pessoa de capacidade excepcional, não significa automaticamente que a pessoa se qualifica para uma isenção de interesse nacional (NIW). 

Para o EB-2 NIW, é preciso atender a outros requisitos, confira.

National Interest Waiver (NIW): Visão geral das 3 pontas

Independentemente de se tratar de um profissional de grau avançado ou demonstrar capacidade excepcional, o solicitante que busca uma dispensa da oferta de trabalho deve não apenas demonstrar elegibilidade para a classificação, mas também demonstrar que a dispensa é de interesse nacional.

O USCIS pode conceder uma isenção de interesse nacional a título discricionário se o administrador que pretende aplicar para o EB-2 NIW demonstrar elegibilidade por uma preponderância das evidências, com base nos três pontos a seguir:

  • O empreendimento proposto pela pessoa tem mérito substancial e importância nacional;
  • A pessoa está bem posicionada para avançar no empreendimento proposto; e
  • Em suma, seria benéfico para os Estados Unidos renunciar à oferta de emprego e, portanto, aos requisitos de certificação de trabalho permanente.

Visto EB-2 NIW para Administradores: vantagens

O governo estadunidense vem discutindo a ampliação da imigração legal para o país. Com a queda do desemprego e a manutenção da alta no mercado, organizações vão precisar se esforçar para encontrar trabalhadores qualificados. Ou seja, o resultado disso é a necessidade de trazer mais profissionais para o país. 

Diante disso, o aumento de oportunidades para imigrantes que almejam trabalhar nos EUA é praticamente certeiro. O visto EB-2 NIW para administradores é, sem dúvidas, um ótimo caminho migratório para quem pretende se tornar um desses beneficiários. Conheça outras vantagens:

Concede residência permanente imediata

Algumas das principais categorias de visto americano para empresários e/ou investidores não concedem a residência permanente imediata. Por exemplo, o visto L-1. Esse não é o caso do visto EB-2 NIW para administradores. O seu deferimento concede, automaticamente, o Green Card ao solicitante, ao cônjuge e aos dependentes.

Os requisitos são totalmente alcançáveis

O visto EB-2 NIW é um “visto para trabalhadores com habilidades excepcionais”. Sem dúvidas, ao se deparar com essa nomenclatura, é fácil se deixar levar pela sensação de que você não vai ser capaz de se enquadrar. Porém, não se deixe enganar; se analisar mais a fundo os requisitos para solicitar o visto EB-2, você verá que são totalmente alcançáveis.

Ter formação acadêmica superior, experiência na sua área, possuir licença profissional ou filiação a uma associação profissional são alguns aspectos que podem te tornar elegível! Busque essas informações e comece a reunir documentos que possam comprovar sua elegibilidade de respaldar seu pedido de visto.

Conte com a Bicalho para requerer seu EB-2 NIW para administradores

Agora que você já conhece todos os requisitos e vantagens de solicitar o visto EB-2 NIW, saiba que o processo para conseguir essa categoria de visto pode ser facilitado se contar com uma assessoria que terá condições de auxiliar você em todo o processo. 

A Bicalho é especialista em processos imigratórios para os Estados Unidos e está preparada para oferecer a você o suporte necessário em todas as etapas de sua jornada migratória.
Conheça os serviços da Bicalho que encurtarão o seu caminho para o visto EB-2 NIW ou faça já uma pré-avaliação migratória gratuita!

Compartilhe esse conteúdo