Os Estados Unidos estão no topo da lista de países preferidos dos brasileiros para se mudar, devido à economia estável, acesso a oportunidades de educação, cultura, lazer e investimentos. Mas entender como morar legalmente nos EUA demanda entendimento sobre as etapas do processo migratório e, especialmente, sobre as regras do país para imigrantes.
Basicamente, existem duas formas de se morar legalmente nos EUA: por meio do Green Card, que concede residência permanente, ou obtendo cidadania americana, situação em que o estrangeiro se torna, de fato, um cidadão no país, podendo acessar todos os direitos de um nativo (como votar, por exemplo).
Existem outros tipos de vistos que possibilitam permanecer no país para atividades de turismo, negócios, estudos ou tratamentos médicos, mas não concedem residência permanente ou direito de trabalhar.
Para entender melhor como morar legalmente nos EUA (e trabalhar!), neste conteúdo, você verá quais são as diferenças entre as autorizações permanentes e temporárias concedidas pelo governo americano a estrangeiros. Também ficará por dentro do processo para conseguir o Green Card e a cidadania americana, além dos diferentes tipos de vistos e suas finalidades. Continue a leitura!
Como morar legalmente nos EUA
Para morar legalmente nos EUA, é necessário possuir cidadania norte-americana ou o obter o Green Card, cartão de residência permanente no país, concedido a partir de vistos específicos. Com essas documentações, a pessoa pode residir e trabalhar legalmente no país, além de usufruir de outros direitos de um cidadão nativo.
É importante esclarecer que existem também os vistos de não-imigrantes. Nesta categoria estão incluídos os vistos de turismo, business, cursos rápidos, trabalhos temporários, tratamentos médicos e etc. No entanto, para morar legalmente nos EUA e poder exercer profissão remunerada no país, sem “prazo de volta” para o Brasil, um visto de não-imigrante não é suficiente, sendo necessário possuir o Green Card ou a cidadania americana.
A seguir, vamos falar sobre esses dois caminhos migratórios, acompanhe.
Como obter o Green Card
Existem diversos caminhos para obter o Green Card e morar legalmente nos EUA. Consegui-lo dependerá da situação concreta do solicitante. E algumas das maneiras comuns de conseguir esse título de residência permanente são:
- Com patrocínio de familiar que seja cidadão norte-americano;
- Casando-se com um cidadão norte-americano, sendo que a solicitação pode ser feita após 3 anos de casamento;
- Por meio de um trabalho, caso o solicitante esteja na mesma empresa por muitos anos;
- Através dos vistos EB;
- Concorrer na loteria do Green Card e ser contemplado: todos os anos, os EUA realizam um sorteio entre imigrantes.
Como obter cidadania norte-americana
Conseguir a cidadania americana significa que o contemplado se tornou um cidadão dos Estados Unidos e, mesmo não tendo nascido no país, terá os mesmos direitos de quem nasceu em solo americano. Assim, poderá trabalhar, estudar, ter autorização para comprar uma casa com condições facilitadas e até mesmo votar e exercer cargos públicos.
Para quem deseja saber sobre como morar legalmente nos EUA por este caminho, listamos algumas formas de se conseguir a cidadania americana:
- Nascer nos EUA, não importando a nacionalidade dos pais;
- Ser filho de americano (a) nascido (a) em outro país;
- Ser filho menor de idade de pai que é naturalizado americano (nesse caso, ele deve possuir Green Card).
Quem possui o Green Card também está elegível para se tornar um cidadão norte-americano, porém, isso é autorizado apenas depois de cinco anos de residência contínua nos EUA, entre outros requisitos.
Diferentemente dos critérios do Green Card, a cidadania pode ser passada para os filhos, que poderão também se tornar cidadãos norte-americanos. Outro ponto que o difere do cartão de residência permanente é que a pessoa consegue permanecer por um período maior fora dos EUA.
Vistos para morar legalmente nos EUA
Ao procurar informações sobre como morar legalmente nos EUA, é preciso estar ciente de que existem vários tipos de vistos e eles são divididos em duas categorias: imigrante (permanente) e não imigrante (temporário). Além disso, há subdivisões que auxiliam o solicitante a identificar qual tipo de visto ele deverá tirar, sendo:
Vistos baseados na família
Para aquelas pessoas cuja família inclui um cidadão dos EUA:
- Visto IR-1 – se for recebido de um cidadão americano;
- Visto IR-2 – se é filho solteiro de um cidadão americano e for menor de 21 anos;
- Visto IR-3 – se for uma criança aceita no exterior por um cidadão dos EUA;
- Visto IR-4 – se for uma criança adotada nos EUA (após ser trazida para os EUA) com o objetivo de ser adotada por um cidadão dos EUA;
- Visto F3 – se for casado e filho de um cidadão americano, o que se aplica ao seu íntimo e filhos também;
- Visto F4 – se for irmão de um cidadão americano, o que se aplica ao seu íntimo e filhos também.
Em caso de membros da família que possuem um residente permanente legal (LPR) nos EUA, devem ser considerados:
- Visto F2A – se for o íntimo ou filho menor de um LPR;
- Visto F2B – se é solteiro, tem mais de 21 anos e é filho de um LPR.
Vistos com base no emprego
Categorias voltadas a quem têm ou terá emprego nos EUA:
- Visto H-1B para transferência de Green Card: ao possuir um visto H-1B válido, o empregador deve apresentar ao Departamento do Trabalho dos EUA (DOL) uma Certificação Permanente de Trabalho (PERM), provando ao DOL que não conseguiu encontrar um cidadão americano qualificado para o cargo;
- Visto EB-1: incluem professores acadêmicos e investigadores intuitivos, gerentes e executivos, pessoas com habilidades em negócios, artes, ciências, educação ou atletismo. Quem se enquadra, deve provar ao USCIS que está no topo de sua área, cumprindo critérios específicos;
- Visto EB-2: para aqueles que possuem graus avançados ou habilidades inscritas, incluindo aqueles com habilidades extraordinárias em arte, negócios e ciência, sendo semelhante a um EB-1, porém, os requisitos são menos rigorosos;
- Visto EB-3: para trabalhadores/profissionais, se aplicando àqueles com bacharelado, trabalhadores que competiram com um mínimo de dois anos de experiência e trabalhadores que não competiram;
- Visto EB-4: para imigrantes especiais e trabalhadores religiosos, se aplicando àqueles que trabalham para o governo dos EUA no exterior, emissores, tradutores iraquianos/afegãos, funcionários de organizações internacionais sem fins lucrativos, médicos, além de certos membros ativos e aposentados das forças armadas e seus familiares e filhos;
- Visto EB-5: para investidores que criarão pelo menos 10 empregos em período integral nos EUA e investirão a quantia mínima de US$ 500.000 na economia do país.
Visto EB-2 NIW
Um dos caminhos migratórios para morar legalmente nos EUA é por meio do visto EB-2. Além disso, existe a categoria National Interest Waiver (NIW), que permite ao profissional ser dispensado da exigência de ter uma oferta de emprego, um dos critérios colocados pelo governo americano.
De acordo com o Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS), para conseguir o visto EB-2 NIW, o profissional deve comprovar que:
- Qualifica-se como membro das profissões de nível avançado ou como pessoa de habilidade excepcional; e
- A dispensa do requisito de oferta de emprego e, portanto, do requisito de certificação de trabalho, é de “interesse nacional”.
Desde 1990, a Lei de Imigração e Nacionalidade (INA) permite que um profissional de capacidade excepcional obtenha uma dispensa do requisito de oferta de emprego se o USCIS considerar que tal dispensa é de “interesse nacional” ou seja, a categoria National Interest Waiver (NIW). Isso quer dizer que é interessante para os Estados Unidos isentar o requerente da “job offer” porque, de alguma forma, sua presença será benéfica ao país.
Essa disposição de dispensa aplica-se apenas à classificação de segunda preferência (EB-2) para membros das profissões com graus avançados e pessoas de capacidade excepcional.
Deseja morar legalmente nos EUA e não sabe como? Conte com a Bicalho!
São várias as opções, categorias e critérios para quem procura saber como morar legalmente nos EUA. Por isso, é importante contar com uma consultoria que terá todas as condições de orientar sobre os processos, documentação necessária e etapas que permitirão ao solicitante conseguir o visto certo para o seu objetivo nos Estados Unidos.
A Bicalho é especialista em processos migratórios para os EUA e está preparada para oferecer a você todo o suporte necessário no requerimento de vistos para o país. Isso porque a escolha do tipo de visto deve ser feita tendo em vista o propósito pretendido no país e, por consequência, essa decisão traz desdobramentos tributários, empresariais e profissionais. Trabalhamos com os vistos:
Quer morar legalmente nos EUA? Conte com a Bicalho para conseguir o seu visto!