bicalho_eua
Bicalho EUA
Pesquisar

Estude e trabalhe no Estados Unidos com o Visto F-1 

Tempo de leitura: 4 minutos
Visto F-1

Se você está planejando estudar nos Estados Unidos com o intuito de incrementar o seu currículo e carreira, já deve ter se deparado com algumas informações sobre o Visto F-1, mais conhecido como visto de estudante.

Esse visto é obrigatório para todo imigrante que deseja se dedicar integralmente aos estudos nos Estados Unidos, sendo uma das principais portas de entrada no país. Portanto, se o seu desejo é cursar uma graduação em uma universidade norte-americana renomada, fazer uma pós-graduação ou mesmo se dedicar a um curso de inglês, o Visto F-1 é uma excelente alternativa. 

Neste texto, vamos explorar este assunto, destacando os pontos mais relevantes para quem deseja fazer o requerimento do Visto F-1, como requisitos, tempo de duração e documentos necessários. Também vamos responder às dúvidas mais frequentes relativas a esse visto: é permitido trabalhar legalmente nos EUA com esse visto? É possível conseguir um Green Card?

Continue a leitura! 

Requisitos para obter o Visto F-1

Assim como qualquer outro tipo de visto, o Visto F-1 também possui diversas regras que devem ser seguidas para aumentar as chances de deferimento. Será necessário preencher um requerimento, fornecer os documentos solicitados e realizar uma entrevista em uma embaixada ou consulado dos Estados Unidos.

É importante lembrar que esse visto possui foco total para estudantes que desejam ter uma experiência educacional nos Estados Unidos, então manter um bom desempenho e frequentar as aulas regularmente são partes fundamentais dos requisitos para manter sua situação legal no país durante o período da sua estadia.

Conheça a seguir os principais requisitos para dar entrada na solicitação do Visto F-1:

Oferta de admissão de escola ou universidade qualificada

O primeiro passo para realizar a solicitação do Visto F-1 é ter uma carta de admissão da instituição que você deseja estudar. A escola ou universidade deve ser “qualificada”, ou seja, fazer parte do Programa de Visitantes de Intercâmbio Estudantil (SEVP). Sem essa carta de aceite não será possível dar entrada na solicitação do Visto F-1.

Laços fortes com seu país de origem

Como a principal função do Visto F-1 é dar a oportunidade de incrementar os estudos, é necessário demonstrar que o requerente possui vínculos fortes com seu país de origem, assim o governo norte-americano entende que o retorno ao Brasil será garantido após a finalização do curso escolhido. A confirmação desse vínculo pode ser solicitada através de um emprego fixo, propriedades ou alguma relação familiar.

Finanças suficientes

Outro ponto importante para solicitar o Visto F-1 é provar que possui recursos financeiros suficientes para cobrir as despesas de estudo e outros gastos durante todo o período de estadia nos Estados Unidos, tudo isso sem a necessidade de trabalhar dentro do país.

“Ah, mas achei que pudesse trabalhar com esse visto”. Pode, mas há regras e restrições. Mais adiante vamos explicar sobre isso.

Proficiência em inglês

Saber se comunicar em inglês é importante para a solicitação do Visto F-1, a não ser que você se inscreva em um curso para aprender inglês, porque os cursos nos EUA são ministrados nesse idioma. Em alguns casos específicos, é necessário comprovar a fluência por testes de proficiência reconhecidos, como TOEFL ou IELTS.

Documentos necessários para um pedido de Visto F-1


Para dar entrada no Visto F-1, é necessário estar atento aos documentos solicitados pelo governo norte-americano, os principais são:

  • Passaporte válido;
  • Graduação ou diplomas anteriores;
  • Registros recentes de emprego, incluindo pagamentos e outras comprovações de pagamento;
  • Carta de aceite da instituição de ensino;
  • Formulário L-20;
  • Formulário DS-160;
  • Formulário L-901.

Com a carta de aceite em mãos provando que você foi aceito em uma instituição regularizada pela SEVP, e demonstrando que possui meios financeiros suficientes para cobrir todas as despesas dos seus estudos, sem a necessidade de trabalhar dentro do país, as chances do seu visto ser aprovado são grandes.

Quanto tempo dura o Visto F-1

O Visto F-1 geralmente tem uma data válida para todo o período do curso escolhido nos Estados Unidos, e após a finalização dos estudos, o governo concede uma carência de 60 dias para o estudante deixar o país ou solicitar uma extensão de visto com o programa de Treinamento Prático Opcional (OPT).

Esse programa permite que o titular do Visto F-1 permaneça legalmente no país, trabalhando em sua área de estudo por até um ano após a finalização do curso escolhido, se tornando uma excelente oportunidade para quem deseja adquirir experiência prática, e um importante passo para quem busca uma oportunidade de trabalho a longo prazo nos Estados Unidos.

O OPT pode ser estendido por até 24 meses para estudantes de determinadas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), o que oferece ainda mais tempo para desenvolver habilidades profissionais em um ambiente internacional.

Beneficiário do Visto F-1 pode trabalhar?

Sim, porém a permissão de trabalho para titulares do Visto F-1 é concedida sob algumas condições bastante específicas. Por exemplo, é permitido trabalhar dentro do campus universitário por até 20 horas semanais durante o período do curso.

Para empregos fora do campus, são necessárias autorizações específicas, geralmente relacionadas a programas de treinamento prático, porém tudo deve estar dentro da área de estudo escolhida pelo estudante.

Posso obter um green card como titular do Visto F-1?

Embora o Visto F-1 seja classificado como não imigrante, é possível, sim, solicitar um green card como portador desse visto. Porém o processo costuma ser bastante complicado e sem muita garantia de sucesso.

Para facilitar o caminho, é possível fazer a petição de residência permanente através do Visto O, um visto destinado a pessoas com “habilidades extraordinárias” nas ciências, artes, educação e outros.

Existe também a possibilidade de permanecer legal nos Estados Unidos após a conclusão dos seus estudos, sendo contratado por um empregador norte-americano que esteja disposto a ser o seu patrocinador através do Visto H-1B.

A Bicalho te auxilia a dar o próximo passo para realizar o seu sonho!

Investir na sua educação fora do país é um passo bastante significativo para atingir as suas metas e objetivos dentro da sua carreira. Nós entendemos isso e podemos te auxiliar em todas as partes desse processo para que a solicitação do seu Visto F-1 seja rápida e bem sucedida.

A Bicalho Legal Consulting P.A. é uma premium law firm, conduzida pelo advogado Vinícius Bicalho. Somos uma empresa dedicada a auxiliar brasileiros que desejam viver o sonho norte-americano.

Com a gente, você terá assistência em cada etapa do processo, desde a avaliação da elegibilidade até a obtenção do visto. Nossa equipe de especialistas está preparada para orientá-lo sobre as melhores estratégias e garantir que você aproveite ao máximo as oportunidades oferecidas pelo Visto F-1.

Conheça mais sobre nossos serviços voltados para vistos e Green Card para os EUA ou faça já a sua Pré-Avaliação Migratória gratuitamente!

Compartilhe esse conteúdo