bicalho_eua
Bicalho EUA
Pesquisar

Visto K-1: requisitos do visto para quem quer se casar nos EUA 

Tempo de leitura: 5 minutos
visto k-1

Os Estados Unidos estão no topo da lista de países preferidos dos brasileiros para se mudar, devido à economia estável, acesso a oportunidades de educação, cultura, lazer e investimentos. Dentre as possibilidades migratórias para o país, está o Visto K-1.

O Visto K-1, também chamado de visto de noivos, tem validade curta e visa possibilitar o casamento legal e de boa-fé entre um(a) estrangeiro(a) e um americano(a), nos EUA. Ou seja, o noivo ou a noiva recebem permissão para entrar no país para o casamento. O objetivo final é a residência permanente legal, visto que o casamento com um cidadão do país abre o caminho para um Green Card.

Muitos brasileiros, pela falta de conhecimento acerca do Visto K-1, acabam solicitando o visto de turismo para realizar o casamento. Porém, cuidado! Essa opção pode ser bastante prejudicial para o imigrante, levando em alguns casos até à deportação, já que o visto de turismo é apenas para passear e não serve para nenhuma outra atividade nos Estados Unidos.

Neste texto, vamos explorar um pouco mais este assunto, destacando os requisitos, vantagens e o processo de solicitação do Visto K-1. Também iremos mostrar a importância de contar com uma assessoria renomada durante todo esse processo migratório para os Estados Unidos.

O que é Visto K-1?

O Visto K-1, também chamado de visto de noivos, é destinado a estrangeiros que desejam entrar nos EUA para se casar com um(a) cidadão americano e se tornar um residente permanente legal nos EUA. 

Com esse visto, o(a) noivo(a) solicita permissão ao governo norte-americano para realizar a cerimônia da união dentro dos Estados Unidos. Após o casamento, o cônjuge estrangeiro pode solicitar o ajuste de status para se tornar um residente permanente legal dos EUA.

A solicitação desse visto deve ser feita se a intenção de casar for certa, pois, após chegada do cônjuge estrangeiro, o casamento deve ocorrer em até 90 dias, ou a pessoa será obrigada a deixar o país. Também é importante destacar que o parceiro dos Estados Unidos precisa obrigatoriamente ser um residente legal permanente.

Como solicitar o Visto K-1? 

Para dar entrada na solicitação do Visto K-1, o casal deve seguir um processo detalhado para que o trâmite seja bem sucedido, isso inclui alguns requisitos, que são:

  1. Aptidão para realizar o casamento: ambos os noivos devem estar legalmente aptos a se casar, ou seja, precisam ser solteiros, divorciados ou viúvos.
  1. Comprovar o relacionamento: o casal deve provar ao governo norte-americano que o relacionamento é legítimo e que ambos possuem a intenção de se casar dentro de 90 dias após a chegada do cônjuge estrangeiro nos EUA. Também é necessário que o casal já tenha se encontrado pessoalmente nos últimos dois anos que antecedem à solicitação do Visto K-1.
  1. Petição para noivo(a): o cidadão americano deve preencher o formulário I-129F, Petição para Noivo(a) Estrangeiro(a), e enviá-lo ao Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS).
  1. Aprovação da petição: após a aprovação da petição pelo USCIS, a mesma é enviada ao National Visa Center (NVC), que irá encaminhá-la à embaixada ou consulado dos EUA no país de origem do noivo(a) estrangeiro(a).
  1. Entrevista para o visto: o parceiro estrangeiro deve passar por uma entrevista consular e apresentar os documentos necessários para obter o Visto K-1.

Visto K-2

Alguns familiares do cônjuge brasileiro também podem acompanhá-lo na construção de uma nova vida nos Estados Unidos. O Visto K-2 é destinado aos seus filhos solteiros e menores de 21 anos, sendo assim, as crianças podem acompanhar seu pai ou mãe nos EUA.

O Visto K-2 pode ser solicitado ao mesmo tempo que o Visto K-1. Para que isso aconteça, o(a) cidadão americano, na hora de solicitar o visto para seu(sua) noivo(a), precisa incluir os filhos elegíveis do parceiro na mesma petição. Portanto, não é necessário esperar até o casamento para iniciar o processo de solicitação do Visto K-2.

Documentos necessários para o Visto K-1

A documentação é o passo mais importante na hora de solicitar o seu visto. É preciso estar atento a todos os detalhes para diminuir todas as possibilidades de ter um visto negado pelo consulado americano.

A lista de documentos para dar entrada no Visto K-1 é bastante extensa. Os principais são:

  • Passaporte válido;
  • Formulário I-129F preenchido pelo cidadão americano;
  • Prova de cidadania americana;
  • Certidão de nascimento;
  • Registros Militares;
  • Declaração de intenção de casar;
  • Certidão de término de casamentos anteriores, caso seja necessário;
  • Resultado de exame médico realizado por um médico autorizado;
  • Prova de relacionamento.

Contar com uma assessoria especializada para este processo, como a Bicalho, é fundamental para evitar dores de cabeça e aumentar as chances de ter o visto deferido.

Qual o tempo de processamento do Visto K-1?

O tempo médio de espera do Visto K-1 pode variar bastante, levando geralmente uma média de 6 a 9 meses e às vezes podendo chegar até um ano.

Essa variação de tempo ocorre por alguns fatores específicos, como muito da carga de trabalho do USCIS e também pela análise minuciosa de todos os documentos, para que sejam evitadas fraudes de relacionamentos.

Estar atento a todas as etapas de inscrição e acompanhar o tempo de processamento de cada etapa exigida pelo consulado pode ajudar na maior agilização da liberação do Visto K-1. Monitorar regularmente as atualizações do USCIS e responder rapidamente ao que foi solicitado são essenciais para uma experiência de aplicação mais tranquila.

Posso trabalhar com o Visto K-1?

Sim, é possível solicitar uma autorização de trabalho durante o período do visto. Porém, como o Visto K-1 possui duração de apenas 90 dias, é muito mais vantajoso aguardar o casamento e solicitar a autorização de trabalho como parte do ajuste de status para residente permanente.

Riscos de forjar um casamento nos EUA

Há inúmeros casos de pessoas que, para obter o Green Card e viver nos EUA como cidadãos norte-americanos, optam por forjar um casamento, pagando enormes quantias em dinheiro.

Como esse tipo de fraude é bastante comum, o processo para obtenção do Visto K-1 pode ser bastante rigoroso.

É importante ressaltar que forjar um casamento para obter um visto nos EUA pode ser considerado crime federal. E pode sair caro: o imigrante que tentar fraudar um casamento, além de ser deportado do país e nunca mais conseguir solicitar um Green Card, pode receber até $250 mil dólares em multas e ficar 5 anos na cadeia em solo americano, como foi o caso do Michael Roy Fraser.

Vai se casar nos EUA e precisa do Visto K-1? Conte com a Bicalho Consultoria

Para ter o casamento dos sonhos nos Estados Unidos, é preciso navegar pelo complexo mundo da imigração e isso requer conhecimento especializado. Então, se você está considerando solicitar o Visto K-1, é fundamental contar com uma assessoria especializada.

A Bicalho Legal Consulting P.A. é uma premium law firm, conduzida pelo advogado Vinícius Bicalho. Somos uma empresa dedicada a auxiliar brasileiros que, assim como você, desejam viver o sonho norte-americano.

Com a gente, você terá assistência em cada etapa do processo, desde a avaliação da elegibilidade até a obtenção do visto. 

Nossa equipe de especialistas está preparada para orientar você sobre as melhores estratégias e garantir que você aproveite ao máximo as oportunidades oferecidas pelo Visto K-1.

Conheça mais sobre nossos serviços voltados para vistos e Green Card para os EUA ou faça já a sua Pré-Avaliação Migratória gratuitamente!

Compartilhe esse conteúdo