Planejamento tributário: Comece 2020 com o pé direito

A medida em que o ano fiscal chega, é muito importante se dedicar a fazer o Planejamento Tributário e alinhar os aspectos contábeis para o próximo ano. Esse instrumento serve não penas para corrigir erros, mas também para otimizar a gestão da contabilidade da empresa e permitir o crescimento do negócio!

Levantar dados contábeis e tributários, analisá-los e projetar cenários são passos estratégicos para conduzir uma boa gestão. Para isso, você precisará contar com uma contabilidade qualificada e capacitada. Desta forma, esses especialistas poder te fornecer informações que auxiliem na tomada de decisões. Afinal, o objetivo é garantir economia na carga tributária que incide sobre a sua empresa, certo? 

Revisão Tributária ICMS

Com a leitura deste conteúdo você esclarecerá todos os aspectos importantes e indispensáveis sobre o universo contábil que fazem a diferença neste momento de reta final. Confira!

Esteja com a contabilidade em dia

Como você certamente está ciente, a contabilidade é um dever de toda pessoa jurídica. Esse setor lida com aspectos fiscais, trabalhistas e tributários de empresa. Além disso, é o grande responsável por registrar e gerir as transações realizadas por uma empresa. É esse registro que a mantém na legalidade, e permite que você planeje a melhor forma de lidar com essas movimentações.

Sendo assim seu time contábil tem a responsabilidade de gerar relatórios que, posteriormente, devem funcionar como uma fonte de informação concreta. A partir desse conhecimento, você pode tomar decisões bem embasadas e realistas. Sendo assim, fica claro que esses registros precisam ser fidedignos com a realidade para que tornar possível identificar ações provocam maior lucro ou prejuízo, e aplicar medidas benéficas para o negócio.

Revisão Tributária Empresas Lucro Real

Os seus registros têm sido feitos de acordo com essas funcionalidades? Realizar essa organização é importante não só para o aspecto do lucro; ela também permite que você esteja em dia com os aspectos fiscais e tributários, e assegura que você não se torne inadimplente. Ou seja, sua empresa se mantém na legalidade, evita possíveis multas e juros que certamente seriam prejudiciais aos negócios.

Então, o seu desafio primordial como empreendedor nesse aspecto é garantir uma equipe efetiva de manutenção da sua contabilidade. A seguir você poderá conferir quais sãos as principais tarefas e capacidades as quais você deve exigir de uma assessoria contábil.

Conte com uma boa auditoria fiscal

A situação tributária do seu negócio tem sido inspecionada nos últimos anos? Essa prática, chamada de auditoria fiscal, permite verificar a realidade do seu negócio em relação às suas obrigações fiscais.

Outro papel importantíssimo dessa inspeção é permitir que você entenda se há alguma vantagem fiscal, dentro da lei, que pode ser aproveitada. Para isso, sua equipe de contabilidade precisa comparar as finanças da empresa com os impostos pagos e declarados ao longo dos últimos anos. As áreas operacionais da empresa não ficam de fora.

A auditoria fiscal é então uma ferramenta de prevenção, baseada no histórico da empresa, que detecta possíveis falhas e fraudes, e dribla a possibilidade de problemas futuros. É ela que permite a regularidade do seu negócio em relação às normas. Por meio dela, é possível verificar se há divergências ou pendências fiscais e tributárias. Cinte disso, a empresa pode tomar medidas que corrijam ou previnam erros na hora de prestar contas.

Revisão Tributária Empresas Lucro Presumido

Contar com uma assessoria contábil bem preparada é indispensável nesse momento. Afinal, esse time será o responsável por recomendar um planejamento tributário. Ou seja estratégias e medidas que vão garantir que sua empresa se mantenha nos trilhos.

Garanta competitividade e a economia com o planejamento tributário

Como você viu, a partir da auditoria fiscal, seu time contábil pode apresentar estratégias para refinar  a contabilidade do seu negócio. Esse planejamento tributário visa alcançar elisão fiscal, e identificar em que pontos é cabível conseguir um resgate de créditos tributários para a empresa. Ou seja, essa análise e planejamento são a receita para economizar!

Infelizmente, a má notícia é que as constantes alterações das normas tributárias não permitem que contadores façam esse serviço sem cometer erros. Esses erros tributários podem levar uma empresa à falência.

Apesar desse perigo iminente, a Bicalho Consultoria Legal, por exemplo, foi capaz de atuar de forma destacante no ano de 2018. Nossa atuação permitiu economizar 1 milhão de reais em impostos para nossos clientes. Mas, como isso foi possível?

A Bicalho, antes de mais nada, é uma organização multidisciplinar de consultoria contábil e jurídica. A empresa conta com uma equipe experiente e preparada, e com um software moderno, altamente atualizado, para realizar esse trabalho de auditoria fiscal e planejamento tributário. Com esse aparato, a Bicalho é certeira ao:

  • analisar minuciosamente os impostos pagos e declarados nos últimos 5 anos;
  • identificar despesas que podem ser melhor geridas;
  • resgatar créditos tributários.

Você já fez as contas, e percebeu o quanto uma abordagem como esta, personalizada para a sua empresa, pode gerar muito mais competitividade? A economia no aspecto tributário dá um respiro para que você possa lucrar ainda mais. Porém, antes mesmo de iniciar esse trabalho acurado, seu empreendimento precisa estar enquadrado no regime tributário mais adequado e vantajoso.

Revisão Tributária Empresas Optantes pelo SIMPLES

Averigue a necessidade de mudança de regime tributário

No Brasil, como você está ciente, existem três opções de regimes tributários:

  • SIMPLES;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Cada um possui suas características, benefícios e desvantagens. Porém, o grande desafio é driblar as orientações generalizadas que costumam ser dadas às empresas e entender qual desses regimes realmente é o mais benéfico para o seu negócio, especificamente.

Fique atento. Você está seguro de que o regime tributário da sua empresa é realmente o mais indicado? Essa escolha impacta diretamente no lucro do seu negócio. Sendo assim, se essa seleção não foi acertada, seu negócio pode estar perdendo dinheiro.

A principal prática que pode garantir que a seleção do regime seja correta é não analisar os impostos isoladamente. O ideal é entender como eles se comportam em conjunto em relação a sua receita bruta.

A Bicalho Consultoria Legal também oferece um trabalho diferenciado nesse sentido. Em suma, com uma visão holística e fortemente instruída, nossos profissionais são habilitados para analisar, apurar, e te dar apoio numa possível mudança de regime tributário.

Estudo de regimes tributários

Saiba por que este momento é ideal para atualizar

O agendamento da opção pelo Simples Nacional foi extinto após a publicação da Resolução CGSN Nº 147, de 28 de Junho de 2019. O serviço, que era oferecido pela Receita Federal do Brasil, permitia que o empresário manifestasse seu interesse de optar pelo Simples Nacional para o ano seguinte antecipadamente. Porém, se esse é o intuito da sua empresa, este é o momento ideal para detectar, solucionar e regularizar pendências que possam impedir o ingresso no novo regime.

Caso haja uma mudança de regime tributário como essa, o próximo passo é, ainda, o planejamento tributário. O Brasil é possui uma das arrecadações mais caras e complexas a nível mundial. É por esse motivo que, se você ainda não está pensando nessas questões para 2020, esta é a hora de correr atrás desse prejuízo.

A sua assessoria contábil precisará de tempo hábil para compor essa estratégia com antecedência, caso contrário não haverá a possibilidade de aplicar mudanças que causem impactos reais, e que promovam menor gasto, maior lucro e maior competitividade para o seu negócio. A qualidade da performance contábil e fiscal da sua empresa depende diretamente dessa dedicação.

Esclareça o processo de mudança de contabilidade

Antes de torcer o nariz e postergar ainda mais essa importante tarefa de avaliar seu time contábil, tranquilize-se. É completamente possível substituir sua assessoria contábil com o mínimo de dor de cabeça. Essa mudança é algo extremamente positivo, principalmente pelo fato de garantir um planejamento tributário mais satisfatório.

Confira qual seria o passo a passo para realizar essa troca:

  1. Averiguar se há multa por rescisão contratual no contrato realizado com a sua contabilidade atual.
  2. Formalizar o cancelamento dos serviços por meio de um e-mail ou carta registrada em correio.
  3. Em 30 dias, o escritório contábil deve te fornecer a documentação cadastral, contábil, fiscal e pessoal da sua empresa, incluindo também um relatório com possíveis débitos e parcelamentos da empresa com órgãos municipais, estaduais e federais.
  4. A contabilidade que está sendo desonerada deve formalizar a transferência para a nova responsável por meio de um “termo de transferência de responsabilidade técnica”.
  5. O seu novo escritório contábil elabora um contrato e formaliza a responsabilidade técnica sob o aspecto contábil da sua empresa.

Conheça os diferenciais da Bicalho Consultoria Legal

A Bicalho está há mais de 16 anos no mercado como um escritório multidisciplinar. Atuamos no mercado nacional e internacional, com filiais espalhadas pelo Brasil, EUA e Portugal. No âmbito tributário e empresarial, nossos grandes diferenciais são:

  • assessoria multidisciplinar que une know how nas áreas jurídica e contábil;
  • visão holística sob o aspecto tributário;
  • equipe afiada com alta expertise para realizar análises e interpretações;
  • contabilidade consultiva focada em estratégias e economia, dentro da legalidade.

Com este conteúdo, você se aprofundou e se inteirou sobre a importância de contar com uma assessoria contábil bem preparada. Agora, você está ainda mais ciente do papel dessa aliada no estabelecimento do melhor regime tributário, na realização de uma auditoria fiscal fidedigna, e na determinação de estratégias de economia por meio de um planejamento tributário certeiro.

Tendo isso em mente e conhecendo um pouco do currículo da Bicalho Consultoria Legal, está na hora de tirar suas dúvidas e conferir esse trabalho mais de perto. Entre em contato com a Bicalho agora mesmo!

Compartilhe esse conteúdo