O que eu preciso para abrir uma franquia?

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você já tem um negócio de sucesso, já deve ter se perguntado como poderia replicá-lo por todo o Brasil ou mesmo no exterior. Franquear um negócio é o sonho de muitos empreendedores; este é um modelo de negócios que tem crescido bastante por se tratar de uma poderosa técnica de crescimento e desenvolvimento de negócios em rede. De acordo com a International Franchise Association (IFA), sediada nos EUA, o Brasil está entre os países em que franchising mais encontrou espaço para crescer.

Mas, você sabe o que são franquias e como funcionam?

Franquia (ou franchising) é o sistema empresarial no qual o  franqueador concede o direito de uso da marca, conceito de negócio, know-how ou patente ao franqueado, assim como o direito de distribuição de seus produtos ou serviços. Em alguns casos, é cedido também o direito de uso de tecnologia ou sistemas de implantação e administração de negócios.

O objetivo principal do franchising é expandir a marca, o conceito de negócio e o know-how de forma sustentável. O crescimento da marca pode atingir patamares nunca previstos ao possibilitar a entrega do mesmo produto ou serviço em territórios nacionais e internacionais.

Mas nem tudo são flores. Afinal, negociar o direito de uso da marca instalar novas unidades em regiões diferentes são desafios que devem ser considerados. Inclusive, a empresa deve ter as condições necessárias, como experiência de mercado, uma marca sólida, gestão eficiente e um público-alvo bem definido.

O primeiro passo para quem quer expandir os negócios para uma rede de franquias é fazer o que chamamos de análise de franqueabilidade: processo indispensável que determina se o negócio  tem o potencial para ser replicado, deixando claros aspectos sobre administração, finanças, marketing, capacidade de compartilhar know-how, dentre outros. A empresa precisa apresentar características propícias para que outros estabelecimentos sejam operados dentro dos mesmos padrões e conceito, seguindo aquilo que especifica os manuais de franquia, e não somente ter o desejo de expandir suas atividades. Afinal, o mercado atual – competitivo, instável e globalizado – não dá margens para amadorismo.

Se você tem um negócio estruturado, gestão eficiente e uma marca conhecida, o franchising é o caminho certo para sua empresa. Você pode expandir os negócios a outros empreendedores, licenciando o direito de uso da sua marca para a abertura de novas unidades no Brasil e exterior.

Franquias: regras e hierarquia

No Brasil, o setor é regulado pela Lei de Franquias (Lei nº 8.955, de 15/12/1994).

A abertura de franquias requer que o franqueador conceda ao franqueado a licença de uso da marca e know-how. A partir do fechamento do negócio, surge um relacionamento comercial baseado em regras, hierarquias e comunicação eficiente entre as partes.

Apesar de atuar como autônomo, o franqueado estará fazendo uso da marca do franqueador para obter sucesso e lucros. Isso implica no pagamento de taxa de franquia, royalties e, eventualmente, fundo de propaganda.

Comunicação

A sinergia entre o franqueador e o franqueado deve ser constante para garantir o funcionamento adequado dos estabelecimentos e unidades franqueadas. A comunicação eficaz garante que fique tudo dentro dos padrões previamente definidos pelo franqueador nos seus manuais.

O franqueador deve promover a transferência completa no conceito de negócio e know-how, possibilitando que o franqueado obtenha conhecimento técnico para operar a unidade. Assim, a rede franqueada pode trabalhar uniformemente.  Cabe a ele também propor um plano de negócios e um plano de marketing aos interessados em aderir à sua rede. Isso inclui determinar o dimensionamento físico e financeiro do negócio, a partir das experiências anteriores, testadas e comprovadas.

Se você pensou no sistema de franchising como uma solução para o crescimento do seu negócio, bem-vindo ao time! A Bicalho cuida de toda parte legal da estruturação de sua franquia permitindo que o seu foco esteja 100% voltado para o seu negócio.

Quer estruturar sua franquia? Conte com a Bicalho.

Compartilhe esse conteúdo