Pesquisar

Investindo em uma franquia nos EUA

Tempo de leitura: 2 minutos

Uma das opções para quem pretende investir nos Estados Unidos é abrir um negócio ligado a uma franquia. Mas como funciona uma franquia?

O franqueamento é um sistema de venda de licença em que o franqueador, detentor da marca, cede ao franqueado o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços. O franqueado, por sua vez, investe e trabalha na franquia e paga ao franqueador royalties pelo uso da marca, taxas por consultoria e treinamento de pessoal e uma porcentagem do faturamento da unidade franqueada. Normalmente, há também um pagamento inicial único na assinatura do contrato.

O investimento em uma franquia oferece ao investidor (o franqueado) a vantagem de se abrir um negócio já contando com uma marca conhecida no mercado, com o apoio do franqueador e com a existência de um plano de negócios já pronto – inclusive no que diz respeito à economia de escala aplicada à propaganda e à compra de ativos fixos necessários para o funcionamento do negócio.

Abrir uma unidade franqueada pode ser uma maneira de obter um visto de trabalho para os Estados Unidos. Há empresas americanas recrutando franqueadores brasileiros que inclusive ajudam na obtenção do visto.

As franqueadoras brasileiras também estão adentrando o mercado americano. É o caso da Fast Açaí, que teve sua primeira unidade internacional inaugurada em Orlando, na Flórida, em 2016. Segundo reportagem de 2014 do jornal Globo.com, “a Flórida é vista como porta de entrada de franquias brasileiras no mercado norte-americano pela associação do setor . O estado tem por volta de 250 mil brasileiros, segundo estimativas conservadoras do ministério das relações exteriores”. Além disso, de acordo com a ABF, os Estados Unidos são o país estrangeiro com maior número de franquias brasileiras.

Se você pensa em abrir um negócio envolvendo uma franquia nos Estados Unidos, seja qual for seu perfil de investimento, o primeiro passo é contratar uma assessoria competente para analisar o seu perfil migratório e determinar quais são as possibilidades acessíveis e recomendadas para você.

 

Fonte: Site InvestUSA 360

Compartilhe esse conteúdo