Pesquisar

Green Card para Profissionais de TI: conheça o visto EB-2 NIW

Conseguir o Green Card é o sonho de muitos profissionais de TI que buscam melhores oportunidades para a carreira nos EUA, onde estão as maiores empresas de tecnologia do mundo. O visto EB-2 NIW é uma excelente alternativa, confira.
green card para profissionais de TI

O mercado de TI nos Estados Unidos é altamente promissor e representa uma ótima oportunidade para profissionais que buscam desafios e inovação. Saiba como obter Green Card para morar e trabalhar legalmente no país.

Você tem formação e trabalha na área da Tecnologia da Informação? É bem provável que já tenha se dado conta da grande diferença que existe entre o mercado nacional em relação aos países desenvolvidos, especialmente nos Estados Unidos. O mercado de TI nas terras do Tio Sam vem não só oferecendo oportunidades e remuneração mais atrativas, mas também a possibilidade de trabalhar em empresas que são mais inovadoras e vanguardistas. E para conseguir o Green Card para profissionais de TI, o melhor caminho é por meio do visto EB-2 NIW.

De acordo com a Agência de Estatísticas do Trabalho dos EUA, a expectativa é que o emprego geral nas áreas de informática e tecnologia da informação cresça 15% entre 2021 e 2031, um aumento muito mais rápido do que a média de todas as ocupações. Espera-se que esse aumento resulte em cerca de 680 mil novos empregos ao longo da década. Essas oportunidades surgirão da necessidade de substituição de trabalhadores que deixam suas ocupações definitivamente. 

Além disso, o salário médio anual para esse grupo de profissionais era de $ 97.430, em maio de 2021, maior do que o salário médio anual para todas as ocupações, que é de cerca de $ 45.760.

Esses e outros motivos têm levado profissionais de TI, cada vez mais, a deixarem o Brasil e partirem rumo aos EUA ou Europa. Dentre esses países, os Estados Unidos merecem destaque, pelo fato de possuírem um mercado de trabalho mais pujante. Vale ressaltar, ainda, que, dentre as categorias de visto americano, há opções para quem quer trabalhar no país por longos períodos, ou, até mesmo imigrar permanentemente.

Neste conteúdo, saiba mais sobre o panorama do mercado de TI nos EUA e conheça o principal caminho migratório para quem possui formação acadêmica e experiência de trabalho comprovadas, que permite o Green Card para profissionais de TI. Acompanhe!

Os EUA são um dos principais destinos dos profissionais de TI

Um artigo do Estadão sobre profissionais de tecnologia que deixam o Brasil apontou que, de acordo com uma pesquisa do Boston Consulting Group (BCG), os EUA são o destino preferido dos brasileiros de TI. “De 131 profissionais ouvidos pela consultoria aqui, 63% afirmaram estar dispostos a se mudar para o país”. No Vale do Silício, nos Estados Unidos, com destaque para a Califórnia, se encontram algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo (Microsoft, Google, Apple e Facebook). 

Visto EB-2 NIW e Green Card para profissionais de TI

Ainda que os países europeus sejam mais conhecidos por facilitar a permanência de estrangeiros, os Estados Unidos oferecem vistos baseados em experiência profissional e formação acadêmica. Há, inclusive, categorias de vistos específicas para quem quer não só trabalhar, mas imigrar para o país sem depender de uma job offer, como é o caso do visto EB-2, na modalidade National Interest Waiver (NIW). Ao solicitá-lo, você pede dispensa de vaga de trabalho e se torna o seu próprio patrocinador. 

Requisitos

Para se enquadrar nessa categoria, basta comprovar formação acadêmica e experiência na área. Por meio da documentação de comprovação, você deve demonstrar que seu trabalho é benéfico, atrativo e relevante para os Estados Unidos. 

Alguns fatores costumam ser levados em consideração no processo de avaliação das aplicações. É observado se o profissional ajudará, por exemplo, a melhorar a economia do país, a otimizar aspectos primordiais do dia a dia da população ou contribuir para o desenvolvimento do mercado de trabalho, de alguma forma.

O visto EB-2 NIW é “um visto para trabalhadores com habilidades excepcionais”. Sem dúvidas, ao se deparar com essa nomenclatura, é fácil se deixar levar pela sensação de que você não vai ser capaz de se enquadrar. Porém, não se deixe enganar; se analisar mais a fundo os requisitos para solicitar o visto EB-2, você verá que são totalmente alcançáveis.

Ter formação acadêmica, experiência na área, possuir licença profissional ou filiação a uma associação profissional são alguns aspectos que podem te tornar elegível! Busque essas informações e comece a reunir documentos que possam comprovar sua elegibilidade de respaldar seu pedido de visto.

Green Card e residência permanente imediata

O deferimento do visto EB-2 NIW concede, automaticamente, o Green Card para profissionais de TI, o cônjuge e seus dependentes.

O mercado de TI é mais atrativo no exterior 

Os profissionais brasileiros da área da Tecnologia da Informação estão se tornando cada vez mais escassos no país. Formados e com qualificação notável, não encontram oportunidades atrativas de praticar, se desenvolver e atuar em projetos inovadores trabalhando em empresas nacionais. Um dos principais motivos em comum, que foram citados em histórias de profissionais de TI compartilhadas pelo Estadão, é que a iniciativa privada brasileira, além de não possuir tecnologia de ponta, também não tem uma cultura de inovação. 

Por isso, até mesmo os profissionais com boa colocação no mercado de trabalho nacional, que recebem um bom salário, também não enxergam um futuro atrativo no Brasil. Em outras palavras, de seu ponto de vista, fica difícil estimar uma projeção de carreira, aumento de salário ou oportunidades relevantes em um mercado que não valoriza a inovação. Somado a isso, ainda há a sensação de baixa qualidade de vida experienciada por muitos destes profissionais, principalmente em grandes centros urbanos brasileiros, como São Paulo.

Motivados por esses entraves e pela expectativa de trabalhar em empresas que buscam, de fato, revolucionar a tecnologia, os profissionais de TI saem do país para buscar oportunidades no exterior. Em geral, destinos que sediam grandes multinacionais e pequenas startups são os principais na mira dos brasileiros. Ou seja, exploram o mercado de TI nos Estados Unidos, cujo caminho para conseguir o Green Card para profissionais de TI é facilitado pelo visto EB-2 NIW, ou nas nações europeias, como Alemanha, Suécia e Polônia, que são mais comprometidos com a inovação, se comparados ao Brasil, e fazem investimento em tecnologia de ponta. 

Conte com a Bicalho para requerimento de Green Card para profissionais de TI

Agora, que você se encontra mais bem informado sobre o mercado de TI nos EUA, e sabe o quanto ele é mais atrativo em questão de oportunidades, remuneração, mercado e inovação, já está mais preparado para iniciar o processo em busca do Green Card para Profissionais de TI. 

Para isso, conte com uma consultoria especializada, que terá condições de ajudá-lo a ter uma experiência de trabalho internacional ou utilizar sua qualificação profissional para imigrar para os Estados Unidos. A Bicalho é especialista em processos migratórios para os EUA e está preparada para oferecer a você o suporte necessário em todas as etapas de sua jornada migratória.

Saiba mais sobre os nossos serviços para requerimento do Visto EB-2 NIW!


Compartilhe esse conteúdo