Expansão empresarial: prepare seu negócio para o comércio internacional

Existem diversas formas de realizar uma expansão empresarial e uma das principais é incluir o negócio no comércio internacional. Acessar o mercado externo é uma prática que oferece diversas vantagens, principalmente quando é feita com um planejamento de expansão bem embasado e estratégico.

Escolher o país de destino ideal para iniciar uma nova operação comercial também é uma decisão de extrema importância. Os Estados Unidos são um dos principais interesses dos empresários por ser extremamente promissor no que diz respeito aos ganhos. Além disso, dados comprovam que empresários imigrantes têm conquistado sucesso ao fazer negócios no país.

Veja as informações a seguir.

Vantagens de investir no comércio internacional

Para os empreendedores, o sonho de fazer uma expansão empresarial e operar em outro país é comum e quase unânime, uma vez que a internacionalização: 

  • evita a sazonalidade regional;
  • valoriza o negócio perante o setor e sob seus concorrentes;
  • possibilita a vantagem de ganhar em escala, conhecer novos produtos e serviços;
  • amplia o networking em um mercado distinto do que se está acostumado. 

Com um bom planejamento tributário, é possível conciliar os impostos e ser bem competitivo. Além disso, atuar no exterior te permite ter a possibilidade de alcançar linhas de crédito bem vantajosas levando em conta, inclusive, a situação cambial. 

Muitos empresários aliam a expansão dos negócios com a possibilidade de imigração. O planejamento pré-imigratório é indispensável nesse momento para garantir que as obrigações tributárias tanto da pessoa física quanto jurídica em ambos os países sejam cumpridas de forma a auxiliar no planejamento patrimonial.

Aspectos essenciais para concretizar a expansão empresarial

Engana-se quem pensa que basta ter uma boa ideia para sair do Brasil. É preciso ter uma visão ampla do projeto, deixando de lado o limite de fronteiras. Veja algumas questões para as quais você deve se atentar: 

  • compreender como funciona a atividade em que se deseja trabalhar;
  • aprofundar-se no público-alvo que quer atingir;
  • ficar atento ao contrato social e aos fornecedores;
  • estudar as regras da relação empregatícia;
  • dominar questões culturais, econômicas, regulatórias e jurídicas para o crescimento saudável da companhia. 

Em outras palavras, para fazer uma expansão empresarial com mais segurança, os empresários devem montar um minucioso planejamento estratégico que os ajude a consolidar a marca fora do seu país de origem. É importante ter em mente quais os gastos que envolvem esse plano de expansão, levando em consideração o capital de giro necessário para manter o negócio ativo até que seja possível atingir o ponto de equilíbrio. Renato Alves, Diretor de Expansão da Bicalho Consultoria Legal Indica um acréscimo de 30% a 40% em cima do orçamento para a implementação da rede no exterior. 

Estados Unidos como destino dos novos negócios

De acordo com informações do Wall Street Journal, o número de empresários imigrantes latinos aumentou 36% de 2008 a 2018. Além disso, um estudo de 2018 da Small Business Administration (um espécie de SEBRAE dos EUA) descobriu que 10% de todos os empresários nos EUA são imigrantes latinos e suas operações geram cerca de US$ 36,5 bilhões em negócios para os EUA.

Renato Alves alerta que muita gente encontra nos Estados Unidos, principalmente na Flórida, uma chance de mudar de vida. Conhecida historicamente pelo mercado promissor, a região conta com a estabilidade da moeda americana, a simplicidade da legislação e com um clima que se assemelha ao tropical. Ter uma parte das operações no país faz com que os empreendedores não sofram tanto as consequências dos maus movimentos econômicos do Brasil, mas é necessário entender as particularidades. 

Apesar de extremamente promissor, o mercado americano exige uma organização financeira cautelosa. O dólar é uma moeda forte, mas também imprevisível, já que pequenos fenômenos às vezes ganham uma repercussão enorme e atrapalham os planos. Busque por parceiros para apoiar a sua decisão de internacionalização e tenha uma reserva para casos de imprevisto. Na América não existe o famoso “jeitinho brasileiro” de encarar os problemas. 

Importância de contar com assessoria especializada

Se você já está planejando estabelecer uma empresa no exterior, contar com o auxílio de assessoria especializada para aproveitar melhor as oportunidades e evitar erros na expansão empresarial é indispensável. 

Além disso, cabe ressaltar que o processo não garante a residência do empresário no novo país; sendo assim, os brasileiros se esbarram nas questões imigratórias e encontram dificuldades na hora de dar andamento aos procedimentos. Este é mais um motivo para contar com uma empresa que oferece soluções completas, tanto no que diz respeito às questões empresariais quanto imigratórias.

A Bicalho auxilia você a realizar o sonho de empreender nos EUA com segurança. Oferecemos assessoria em todas as suas demandas: abertura de empresas, registro de marcas, imigração, investimentos e tributação. Entre em contato conosco e comece a transformar o desejo de expansão empresarial em um plano concreto!

Compartilhe esse conteúdo