Pesquisar

Ampliação da imigração legal para os EUA: discussões recentes na Casa Branca

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma proposta para expandir a imigração legal para os EUA está sendo conduzida com foco em oferecer mais vagas para trabalhadores com alta qualificação. Entenda!

A revista internacional, Politico, publicou um artigo com informações sobre discussões recentes na Casa Branca que podem levar à ampliação da imigração legal para os EUA. Se você tem um perfil profissional de alta qualificação, estas são boas notícias!

De acordo com as fontes consultadas pela autora, Anita Kumar, nesta matéria, disponibilizar mais vagas para imigrantes altamente capacitados é uma ideia que vem ganhando destaque. Esse aspecto vem sendo apoiado tanto pela frente apoiadora de Donald Trump, que tem um perfil mais linha dura, quanto pelos que possuem uma visão mais moderada.

Confira a seguir os principais pontos extraídos deste artigo da revista Politico que você precisa saber se considera ou pretende trabalhar legalmente nos Estados Unidos!

O responsável pela questão da imigração legal para os EUA

De acordo com a Politico, o principal responsável pela composição de uma proposta concreta para o congresso é, surpreendentemente, Jared Kushner, genro e conselheiro sênior de Donald Trump. Ele foi encarregado pessoalmente pelo presidente dos Estados Unidos com a tarefa de priorizar a imigração legal e possui um posicionamento mais moderado em relação ao tema.

Desde então, Jared Kushner vem realizando reuniões para tratar da ampliação da imigração legal para os EUA já há alguns meses na Casa Branca. Essa série de discussões, de acordo com as fontes consultadas pela Politico, foram feitas com a presença de grupos que defendem essa expansão.

As motivações por trás da proposta de ampliação

A taxa de desemprego vem caindo nos Estados Unidos e esse fato tem preocupado algumas organizações empresariais. O interesse desses grupos no aumento de vagas para imigrantes permanentes que migrem para trabalhar é suprir a demanda que surge em seu quadro de funcionários com a falta de profissionais capacitados. Por isso, membros desses grupos empresariais têm comparecido às reuniões com Kushner para apoiar e contribuir com o debate.

De acordo com a matéria de Anita Kumar, a ampliação da imigração legal para os EUA com foco em trabalhadores qualificados  pode ser uma forma de trazer uma solução para essa demanda de forma mais otimizada e eficaz. Ela inclusive, aponta que “mais de 1 milhão de imigrantes são permitidos nos Estados Unidos a cada ano em uma base permanente, mas apenas uma fração – 140.000 – vem através de categorias de emprego. (…) Esses números não incluem entrada permitida de imigrantes para trabalho temporário ou sazonal”.

Porém, a expansão também pode significar uma redução “no número de imigrantes patrocinados por membros da família ou imigrantes que recebem green card por meio do programa de loteria de vistos de diversidade”.

De qualquer forma, no que diz respeito aos imigrantes trabalhadores, os integrantes que discutem o tema estão apresentando opiniões diversas. Kushner, por exemplo, se expressa a favor da oferta de oportunidades para trabalhadores de baixa a alta qualificação, tanto permanentes quanto temporários. Enquanto isso, os aliados de Trump se mostram favoráveis mais especificamente à abertura para profissionais altamente qualificados.

As declarações de Trump sobre imigração legal para os EUA

A Politico observou em seu artigo que o presidente Donald Trump se pronunciou pelo menos quatro vezes sobre a ampliação da imigração legal para os EUA somente no início de 2019. Uma delas ocorreu em seu discurso sobre o estado da união, no qual ele citou um incentivo à imigração legal. Após essa declaração, em entrevista compartilhada pela Politico, o presidente também afirmou:

“Eu preciso de pessoas entrando porque precisamos de pessoal para administrar fábricas e empresas que estão voltando. Nós precisamos de pessoas.”

A previsão de entrega da proposta ao Congresso

De acordo com as fontes da Politico, apesar de haver alguma pressão para que Kushner faça a ampliação incluindo trabalhadores temporários e menos qualificados, ele não defende um plano específico. Na verdade, ele vem abordando a situação com uma postura de ouvinte, encorajando os participantes a se expressarem, para, enfim chegar em um acordo.

Diante das conversas e reuniões que vêm sendo realizadas por Jared Kushner, e das declarações de Trump, a Casa Branca se encontra em um processo ainda indefinido. De qualquer maneira, em meio às opiniões de linha dura e as posições mais moderadas, já há uma previsão para que uma proposta seja apresentada ao Congresso. Estima-se que ela possa ser divulgada no início do verão estadunidense


Tendo essas informações em mente, fica claro que este é um momento crucial que pode significar mudanças na imigração legal para os EUA. Além disso, claro, também pode significar uma oportunidade para quem quer trabalhar legalmente e migrar para o país.

Entenda mais sobre essa possibilidade lendo este artigo que aborda esse sinal verde para quem quer empreender e trabalhar nos EUA!

Compartilhe esse conteúdo