bicalho_eua
Bicalho EUA
Pesquisar

Abrir empresa nos EUA: guia completo

Tempo de leitura: 6 minutos

Publicado em 01/04/2019
Atualizado em 08/03/2022

Além de serem considerados a maior economia do mundo, os Estados Unidos são vistos como um ambiente amigável para abertura de negócios estrangeiros. Um exemplo de aspectos que tornam isso interessante para as empresas é o fato desse processo ser conduzido de forma simples e sem burocracia.

Assim, abrir empresa nos EUA geralmente é o primeiro passo para a internacionalização de negócios. Para isso, é muito importante que o empreendedor se prepare e planeje esse processo, conhecendo todas as fases, regras e documentações necessárias.

Para ajudar você, que pretende iniciar a abertura de um negócio no país, este artigo traz informações sobre quais são os passos para se abrir empresa nos EUA e suas vantagens, além de esclarecer as principais dúvidas e apresentar dicas para que o seu planejamento tenha sucesso.

Passos para abrir empresa nos EUA

A decisão por abrir empresa nos EUA se dá devido a muitos fatores, como ampliar o mercado, alcançar uma competitividade a nível global e até se destacar perante os concorrentes domésticos. Mesmo sendo considerado um processo ágil e com custos acessíveis, é importante que a empresa atenha-se às suas etapas. Veja: 

1. Para abrir uma empresa nos EUA, tenha um passaporte válido

Para a abertura da empresa nos Estados Unidos é exigido o passaporte. O empreendedor deve apresentar seu passaporte brasileiro válido e não é necessário se apresentar pessoalmente ou residir no país para dar o início ao processo

2. Determine o estado no qual irá abrir a empresa

A escolha pelo estado onde serão instaladas as operações da empresa é muito importante, pois cada estado possui suas regras, diretrizes e legislações. Assim, os requisitos para criação, abertura e manutenção da uma empresa podem variar de estado para estado.  

3. Selecione o tipo de empresa que irá abrir

A legislação americana determina algumas modalidades que possibilitam a abertura de um negócio por um estrangeiro. Seria o equivalente ao que é aqui no Brasil como o Microempreendedor Individual – MEI, LTDA ou Sociedade Anônima (SA), por exemplo.  Existem vários tipos, porém, há dois considerados os mais comuns:

Limited Liability Company (LLC)

A LLC ou Companhia de Responsabilidade Limitada (LLC), em português, é um tipo de empresa de responsabilidade limitada. Dessa forma, o patrimônio fica protegido, em caso de qualquer tipo de prejuízo empresarial.

Não é necessário pagar impostos em nível empresarial, ou seja, todos os lucros são automaticamente distribuídos para os sócios ao final de um ano fiscal, sem que haja o pagamento de tributações. 

Importante destacar que, caso os sócios não residam nos EUA, é provável que tenham que declarar, a cada três meses, a receita da empresa e reter parte dela (Tax Withholding), como uma espécie de garantia de que todos os impostos necessários serão pagos.

Corporation

É um tipo societário comumente optado por empresas de grande porte. São constituídas a partir de um conselho de administração, sendo que esse formato permite a expansão ilimitada do capital por meio da emissão de ações.

Nessa modalidade, os potenciais acionistas investem recursos como capital social da empresa, mas não determinam qual será o percentual das ações para cada investidor. O lucro é distribuído entre os acionistas após um ano.

4. Defina um endereço comercial

Para funcionar, a empresa precisa ter um endereço comercial, que pode ser virtual ou físico, exclusivo ou compartilhado. Em algumas situações, é possível registrar o endereço do contador ou endereço de terceiros, desde que eles tenham cedido o local para a empresa.

5. Defina um nome para a empresa e registre

O Doing Business As (DBA) ou, em tradução literal, “fazendo negócio como”, se assemelha ao nome fantasia das empresas brasileiras. É o nome pelo qual a empresa será conhecida no mercado. É interessante, nesse aspecto, ser criativo e realizar uma pesquisa prévia de viabilidade para verificar se não existe outra empresa americana com o nome escolhido. 

6. Contrate um Registered Agent

Um agente registrado, que pode ser uma pessoa física ou jurídica, ficará formalmente responsável por receber correspondências jurídicas e estaduais da empresa. Ele deve residir no mesmo estado em que a empresa foi registrada e ter disponibilidade para verificar qualquer documento que possa chegar. 

7. Registre a sua empresa

Após escolher um nome, definir o tipo de empresa e ter um endereço comercial, é o momento de registrar a empresa no Departamento de Corporações do Estado e criar uma entidade legal, realizando a solicitação do Federal Employer Number (EIN), equivalente ao CNPJ no Brasil.

8. Abra uma conta em um banco americano

A abertura de uma conta em um banco americano facilita as transações relacionadas à empresa nos Estados Unidos, tanto no aspecto operacional quanto na redução de custos. Além disso, a conta tende a facilitar o acesso a oportunidades de crédito. 

Pode ser considerada uma das etapas mais fáceis, já que existem diversos bancos e plataformas de transação financeira. A empresa pode, inclusive, optar pela abertura online, que leva poucos minutos. Importante ressaltar que, ao abrir essa conta, todas as transações relacionadas à empresa devem ser realizadas por meio dela.

9. Garanta um Tax Collector’s Office (TCO) 

Caso a empresa decida realizar comercialização de produtos, ela precisará de um Sales Tax Certificate. Trata-se de um documento que habilita a cobrança e o repasse de impostos sobre as vendas. Em alguns estados não há cobrança dessa taxa, por exemplo, em Delaware.

Principais dúvidas sobre abrir empresa nos EUA

Mesmo sendo considerado um processo sem burocracia e com etapas simples de serem executadas, algumas dúvidas podem surgir por parte do empreendedor, quando decide abrir um negócio nos EUA: 

Preciso de visto americano para abrir empresa nos EUA?

Esse é um dos principais questionamentos sobre o processo de abertura de empresas nos EUA, mas a resposta é não. Basta apresentar apenas um passaporte brasileiro válido.

Qual o valor para abrir empresa nos EUA?

O valor médio para abertura de empresa no país gira em torno de US$500,00 a US$2.000,00. Para saber o valor exato, é necessário conferir as regras do estado onde a empresa será aberta, já que podem mudar de um estado para outro.

Preciso estar em solo americano para abrir empresa nos EUA?

Não há essa exigência. Porém, é importante que a empresa seja respaldada durante todo o processo, preferencialmente contando com uma assessoria especializada que garanta toda a segurança durante as etapas.

Preciso morar nos EUA para abrir empresa?

Não é necessário. O que é exigido é que a empresa possua um endereço comercial no estado onde o negócio será aberto. Caso não seja possível ter um imóvel, há a possibilidade de contratar um serviço de endereço virtual, que permite a realização de registros e correspondências. 

Abrir empresa nos EUA dá direito ao Green Card?

A abertura de uma empresa no país não garante, automaticamente, o Green Card. Porém, possuir uma empresa em solo americano pode ser um requisito para certas categorias de vistos, ou pavimentar de outras formas a conquista do Green Card. Saiba quais os vistos requeridos para quem quer empreender nos EUA.

5 dicas extras para abrir empresa nos EUA

Além de todas as informações já passadas sobre o processo de abertura de empresa nos EUA, é importante também que você fique por dentro de algumas dicas que facilitam as etapas e evitam problemas, veja:

  1. além do passaporte válido, é preciso apresentar também um documento de identificação, como o RG ou CNH;
  1. não há problema, caso a empresa possua apenas sócios estrangeiros;
  1. contar com sócios americanos pode facilitar a abertura da empresa, principalmente em relação ao acesso a financiamentos em bancos do país;
  1. diferentemente das regras do mercado brasileiro, em que as empresas têm as atividades limitadas pelo seu ramo de atuação, os negócios nos EUA podem oferecer serviços diversos;
  1. com relação às leis trabalhistas, as regras nos EUA são diferentes das praticadas no Brasil. Assim, o empreendedor deve conhecer essas normas para evitar descumpri-las e sofrer sanções.

Vantagens de abrir empresa nos EUA

Já foram citadas várias vantagens de se abrir uma empresa nos EUA, mas há também outros benefícios que podem ser citados, que garantem retornos positivos aos empreendimentos. Veja os principais:

1. A sua empresa se insere na maior economia do mundo

A economia dos EUA é uma das maiores do mundo e só isso já configura uma grande vantagem de abrir empresa no país. Com isso, o negócio tem a possibilidade de ampliar o seu mercado, principalmente por estar atuando em uma economia estável, com uma moeda forte. 

2. O seu negócio ganha mais credibilidade

Sem dúvidas, ter um negócio nos EUA é um fator que diferencia a empresa, principalmente, em relação ao mercado doméstico. Aumentam as chances de valorização e impulsionamento da marca. 

3. A organização afia seu profissionalismo

A profissionalização dos negócios é ampliada quando uma empresa estrangeira se instala nos EUA. Isso significa atuar em um mercado altamente disputado, com fortes concorrentes e outros aspectos importantes, como acesso à mão de obra e matéria-prima de primeira, além de tecnologia de ponta que fortalece o diferencial competitivo.

4. Você tem acesso à legislação favorável e vantagens migratórias

A legislação relacionada ao funcionamento de empresas é considerada favorável nos EUA, inclusive em relação aos aspectos financeiros. Essas facilidades na questão burocrática facilitam a gestão da empresa durante seu funcionamento, não apenas no momento da abertura.

Conte com a Bicalho para abrir empresa nos EUA

Abrir empresa nos EUA é considerado um processo ágil e otimizado, porém, contar com o apoio de uma assessoria especializada é, sem dúvidas, um diferencial para os negócios brasileiros.  Mesmo com todas as informações disponíveis, o empreendedor deve garantir a si e ao seu negócio a segurança que somente profissionais qualificados podem oferecer. 

Para isso, você pode contar com a Bicalho Consultoria Legal, que está pronta para conduzir a sua empresa com a oferta de serviços fundamentais nesse contexto:

  • abertura de empresas
  • registro de marca (trademark)
  • imigração e solicitação de vistos, conforme o propósito pretendido no país
  • planejamento tributário e patrimonial
  • oportunidades de negócios e investimentos para quem deseja explorar o mercado norte-americano

Saiba mais sobre esses serviços de abertura de empresa nos EUA.

Compartilhe esse conteúdo