Por que pensar em ter uma reserva em dólar?

Tempo de leitura: 2 minutos

Diversas vezes vista como algo que pode atrapalhar os planos de alguém, a moeda norte-americana pode ser um ativo de investimento muito interessante e a sua valorização pode trazer benefícios para aqueles que nela investem. Mesmo no cenário em que a precaução deve ser mantida, o dólar tem que estar no radar.

Historicamente, quando há uma piora conjuntural, todos os ativos são afetados negativamente de forma simultânea. Um dos benefícios de investir fora é justamente evitar esse efeito, além de abrir uma janela de oportunidades. Por exemplo, ao colocar uma parcela do seu patrimônio em um investimento no exterior, o cidadão tem a certeza de que se os seus ativos brasileiros perderem valor, os seus ativos atrelados ao dólar irão valorizar.

O mercado norte americano é considerado o mais regulado e um dos mais seguros do mundo. No começo da crise que enfrentamos, o dólar custava algo em torno de R$ 2,20. Hoje estamos em patamares acima dos R$ 4,00, proporcionando não apenas proteção, como ótimo lucros. Para se ter uma ideia, a alta acumulada supera 15% – certamente mais do que a grande maioria dos investimentos terá de retorno esse ano.

De maneira geral, em períodos de incertezas a moeda norte-americana apresenta maior valorização e os investidores estrangeiros que costumam apostar em países emergentes como o Brasil começam a não ter mais a segurança necessária, retirando suas moedas daqui. Com a migração do dinheiro para países considerados mais confiantes, acontece um desequilíbrio entre oferta e demanda. E a escassez da moeda provoca alta nos preços.

Uma boa alternativa para quem está pensando em diversificar seus investimentos, fazer intercâmbio ou estudar fora do país é abrir uma conta bancária no exterior para ter proteção cambial e possuir uma reserva com alta liquidez. Alguns consideram difícil abrir uma conta nos Estados Unidos. Afirmo que não é. Na Bicalho Consultoria podemos te auxiliar neste processo apenas com o passaporte e comprovante de residência do seu país de origem.  

A partir daí, você pode se preparar para ganhar rendimentos em dólar, ter a possibilidade de investir na bolsa americana ou até mesmo comprar uma casa para suas férias. Aliás, não te parece uma ótima ideia alugar esse empreendimento nos momentos de alta temporada e receber o valor em moeda forte? Pense nisso!  

Compartilhe esse conteúdo