Está considerando internacionalizar uma empresa? Especialmente no cenário de crise em que se encontra o Brasil, esta é uma ótima saída para empresários que já miravam a expansão dos negócios e querem se tornar menos dependentes do mercado e do cenário econômico brasileiro. Veja dicas.
Internacionalizar uma empresa em meio ao cenário de crise política e econômica no qual se encontra o Brasil pode ser a forma mais acertada de garantir que, no futuro, seus impactos não atinjam os negócios. Há quem opte por fazer essa expansão por meio de um investimento direto, pelo franchising e pelo comércio exterior.
Independente da forma de concretizar a internacionalização, existem alguns aspectos cruciais que precisam ser avaliados para que não haja surpresas e dores de cabeça ao estabelecer uma operação no exterior. Veja a seguir.
Aprofunde seu conhecimento sobre o novo mercado
Com certeza a sua empresa no Brasil tem características que a faz se destacar no mercado interno. Entretanto, internacionalizar uma empresa significa acessar um mercado novo que apresenta características específicas. Sendo assim, é preciso entender se o diferencial competitivo do seu negócio vai continuar fazendo sentido no contexto do mercado estrangeiro.
Compreenda todas as nuances desse novo mercado e prepare-se. Sua empresa vai precisar se adequar ao jeito dos estrangeiros de fazer negócios. Afinal, essa versatilidade faz toda a diferença para estabelecer relações vantajosas com todos os stakeholders e transmitir confiabilidade aos compradores estrangeiros.
Além disso, será necessário levar em conta também as sazonalidades desse novo mercado, já que diversos aspectos relacionados vão impactar os negócios. Trata-se de entender, especificamente, como esses fatores externos e culturais impactam o comportamento do perfil de comprador visado pelo seu negócio.
Alinhe-se à regulamentação e legislação do país de destino
Toda e qualquer ação necessária para internacionalizar sua empresa perpassa por alguma regulamentação jurídica do país de destino. Procure se informar sobre a legislação que regula:
- abertura de empresas;
- registro de marcas e patentes;
- operações de comércio exterior;
- certificações exigidas;
- incentivos fiscais;
- acordos comerciais.
Alinhe seu produto ou serviço ao novo mercado
Uma vez que você se encontra munido de conhecimento e informações estratégicas sobre o mercado estrangeiro onde o novo negócio vai se estabelecer, é hora de definir e concretizar as adequações necessárias. No caso das franquias, essa etapa é simplificada pelo fato de a franqueadora oferecer suporte em todas as etapas necessárias para estabelecer o negócio e iniciar as operações. Essa é uma das principais vantagens do mercado de franquias.
Entretanto, quando se trata de um investimento direto e da abertura de uma nova empresa no país estrangeiro, será necessário tomar algumas ações. A seguir, veja algumas formas de mensurar o que é necessário adequar nos processos da sua empresa para que ela seja capaz de suprir verdadeiramente as demandas e dores do público almejado:
- analisar a concorrência,
- pesquisar os padrões locais para o setor de atuação da empresa;
- fazer testes e validação dos processos e/ou produtos.
É crucial, também, fazer uma tradução profissionalizada de todos os conteúdos de comunicação e marketing. Caso seus produtos ou serviços se tratem de algo mais específico, tome muito cuidado com a tradução dos nomes para o idioma local. Em alguns casos, pode ser necessário investir em ações para educar os compradores, apresentando seu produto ou serviço enquanto uma inovação e mostrando seus benefícios.
Averigue o impacto da expansão na capacidade de produção
Internacionalizar uma empresa é uma forma de expansão dos negócios e, inevitavelmente, engloba a necessidade de expandir a capacidade de produção de uma empresa. O investimento na abertura de um negócio em terras estrangeiras vai gerar demandas para as quais a sua empresa precisa estar preparada.
Planejamento financeiro e estabelecimento dos processos de gestão são apenas duas das pautas que você precisará ter em mente nesse momento. Ambos são essenciais para começar com as operações com o pé direito, sem sofrer com possíveis gargalos e transmitir a confiabilidade aos compradores.
Prospecção e relacionamento com novos fornecedores
Um desafio de internacionalizar uma empresas é construir uma rede confiável de relacionamentos comerciais. Encontrar os fornecedores certos é uma etapa que merece atenção, já que a fase de prospecção vai exigir:
- pesquisa de fornecedores dentro e fora do país onde a empresa vai se estabelecer;
- análise e comparação de propostas;
- negociação dos termos de contrato.
Nesse momento, diferenças culturais e linguísticas por si só podem ser fatores que vão dificultar a construção de confiança com os potenciais parceiros. Por isso, a pesquisa de mercado, principalmente, é a melhor forma de entender o funcionamento do mercado local, o jeito de fazer negócio das empresas estrangeiras e também de estar preparado para garantir condições mais vantajosas para o seu negócio.
Nesse aspecto, as franquias também oferecem uma vantagem. Afinal, a empresa franqueadora já tem sua própria rede de fornecedores e é capaz de negociar condições melhores.
É seu desejo investir internacionalizar sua empresa? Os Estados Unidos são o destino mais buscado por brasileiros que querem empreender e investir no exterior. A economia forte representa uma chance para os empresários de não dependerem somente do mercado interno para gerar receita e de mitigar os impactos da crise atual no Brasil em seus negócios.Confira 4 grandes vantagens de empreender nos Estados Unidos.