Quero franquear minha empresa. Ao que me atentar?

Tempo de leitura: 3 minutos

Seu negócio está em pleno crescimento e você está pensando “quero franquear minha empresa”? O primeiro passo é fazer uma análise de franqueabilidade, entender se este é realmente o momento apropriado para isso e se atentar a alguns fatores essenciais para o sucesso dessa expansão.

Franquias de sucesso oferecem diversas vantagens a franqueadores, afinal, se trata de um modelo de negócio que permite crescimento em rede. As unidades franqueadas, principalmente quando compradas a empreendimentos independentes, possuem baixíssima taxa de mortalidade.

Veja a seguir alguns fatores importantes que ajudam a garantir o sucesso da replicação do seu modelo de negócio e o fortalecimento da sua marca no mercado. 

1. Processos

“Quero franquear minha empresa, mas ainda não padronizei meus processos”. Você se identifica com essa afirmativa? Antes de tornar sua empresa em franquia, tenha, de forma bem detalhada, os processos necessários para o andamento das unidades franqueadas. O ideal é que todos os aspectos sejam padronizados. Desta forma, os futuros franqueados terão um norte para seguir. Além disso, essa padronização ajuda até mesmo no bom relacionamento com os fornecedores, e na construção de uma boa imagem, bem como na fidelização de clientes. 

2. Relação com o franqueado

“Quero franquear minha empresa, mas não estou preparado para dar suporte aos franqueados”. Conduzir sua empresa ao sucesso foi o que levou a ideia de franquear sua empresa e expandi-la, certo? Para que esse crescimento continue, é essencial se dedicar a ter uma boa relação com seus franqueados. Garanta uma estrutura eficiente de comunicação, seja ela interna ou por meio uma empresa especializada. É fundamental que os franqueados estejam constantemente alinhados com as suas diretrizes. 

3. Capacidade financeira

“Quero franquear minha empresa, mas não coloquei o investimento necessário na ponta do lápis”. Atente-se! A sua empresa precisa estar preparada financeiramente para se tornar franquia. É preciso entender se será necessário fazer ajustes, tanto na estrutura quanto no planejamento financeiro. Faça uma análise minuciosa para assegurar que o capital disponível em caixa seja capaz de suportar os investimentos em melhorias organizacionais, pessoal qualificado e mudanças estruturais. Esses ajustes são peças chave na replicação do modelo de negócio em novas unidades e novas localidades. Pode ser necessário readequar desde processos e formas de gestão até maquinários, por exemplo. 

4. Transmissão de know how

“Quero franquear minha empresa, mas não estabeleci uma estratégia de transmissão do conhecimento sobre meu modelo de negócio”. Atente-se! Este ponto é fundamental para que sua operação seja replicada com fidelidade. Os processos operacionais devem estar claros e prontos para serem passados aos novos empresários. Lembre-se que estes novos empresários levarão a sua marca ao mercado. Sendo assim, preparar um treinamento de qualidade é essencial para o sucesso de toda a operação. 

5. Transformação de sua empresa em uma rede

“Quero franquear minha empresa, mas não me aprofundei nessa técnica de expansão”. Antes de iniciar a transformação de empresa em franquia, é recomendável que você conheça as regras e particularidades do franchising. O sistema de franquias tem várias regras específicas. É de suma importância que você conheça cada uma delas e desta forma garanta o sucesso desejado nesta empreitada. 

6. Instrumentos jurídicos

“Quero franquear minha empresa, mas não estou ciente dos instrumentos jurídicos necessário para a abertura de unidades franqueadas”. Tenha em mente que a relação entre franqueado e franqueador deve ser regulamentada por instrumentos jurídicos. No franchising, vale destacar os seguintes documentos: circular de oferta de franquia (COF), o contrato e os manuais. Neles, deverão estar todas as regras do negócio. 

7. Assessoria jurídica e contábil

“Quero franquear minha empresa, mas não tenho uma parceira experiente para me assessorar nesse processo”. Você deve buscar no mercado uma empresa capaz de auxilia-lo em todo este processo em todas as etapas. A Bicalho é uma empresa experiência na formatação e promoção do crescimento de novos negócios e franquias. Seja de forma nacional ou internacional, podemos transformar uma empresa em um sistema moderno de franchising. 

Conheça os nosso serviços para franqueadores agora mesmo.

Autor: Renato Alves, Diretor de Expansão da Bicalho Consultoria Legal.

Compartilhe esse conteúdo