Formatação de franquias: como tornar seu negócio em uma rede sólida?

Tempo de leitura: 5 minutos

Um estudo recente, feito pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, mostrou que, mesmo com a pandemia, o mercado de franquias mantém o seu crescimento e a procura de jovens que desejam empreender com esse modelo de negócio é maior do que nos últimos anos.

Esses dados reforçam como o franchising impacta positivamente a economia. Mas para que uma franquia tenha sucesso e sobreviva com lucros, é importante que seja elaborado um robusto plano de formatação de franquias.

Neste artigo, você vai entender como funciona esse processo, quais são suas etapas e a importância de escolher uma consultoria especializada em franquias para conduzi-lo.

Formatação de Franquias: por que formatar uma franquia?

Ao optar por franquear um negócio, o gestor deve estar ciente de que toda a lógica da empresa será alterada, começando por um processo que envolve etapas e criação de novos processos padronizados.

Assim, antes de partir para a prática, colocando a franquia para funcionar, é fundamental que o dono do negócio entenda bem todas as etapas dessa metodologia.

Formatação de Franquias: qual o passo a passo?

Cada uma destas etapas da formatação de franquias mostrará, por exemplo, a viabilidade da franquia, aspectos legais da mudança, além de fatores operacionais, comerciais e de comunicação e marketing. Veja abaixo quais são as etapas:

1. Análise de franqueabilidade

Tem o objetivo de avaliar e mostrar se a empresa tem potencial para se tornar uma franquia, ou seja, qual a sua viabilidade financeira e econômica. 

Dentre os aspectos analisados estão: 

  • o modelo de negócio que está em operação;
  • qual a capacidade do negócio ser replicado no mercado;
  • os diferenciais perante os concorrentes. 

Também são realizadas outras avaliações mais complexas, como:

  • o potencial que o negócio tem de ser lucrativo;
  • qual o tempo de retorno estimado desse investimento;
  • qual será a capacidade financeira exigida do franqueado.

2. Planejamento Jurídico

A segurança jurídica é a base de uma formatação de franquias de sucesso, reduzindo ao máximo e até mesmo completamente os erros que podem surgir no processo.

Assim, é importante que o franqueador se prepare para oferecer toda a documentação legal exigida, que trará os principais direitos e obrigações das partes envolvidas.

Esse processo deve estar de acordo com a Lei nº 13.966, responsável por regulamentar o sistema de franquias no Brasil. Dentre os principais documentos que devem ser apresentados estão a Circular de Oferta de Franquia (COF), Pré-contrato de Franquia e o Contrato de Franquia.

3. Planejamento Operacional

Pode-se dizer que a característica marcante de uma rede de franquias é conseguir replicar um padrão de gestão em todas as suas unidades, oferecendo, por exemplo, a mesma qualidade nos produtos e serviços e no atendimento.

Por isso, o planejamento operacional é uma importante etapa, que deve reunir em um manual todos os procedimentos e padrões operacionais daquela franquia. 

A ideia é que o franqueado consiga entender e aprender tudo o que é necessário para que a franquia tenha sucesso por meio da padronização. Assim, nesse manual, devem estar disponíveis:

  • Processos e rotinas operacionais da franquia; 
  • Aspectos relacionados aos recursos humanos;
  • Gestão administrativo-financeira;
  • Estratégia de produtos e serviços;
  • Técnicas e práticas de vendas;
  • Formas de atendimento;
  • Dentre outros.

4. Planejamento de Marketing

O marketing é fundamental para as empresas, especialmente para as franquias. Essa área contribui de forma direta para que o negócio aumente a geração de receita e tenha perspectiva de crescimento sustentável.

As estratégias de comunicação e marketing devem ser planejadas com foco no público de interesse, nos pontos onde haverá unidades da franquia, dentre outros, e, com base no orçamento disponível, poderá investir em diversas ações.

Dentre elas estão propaganda em veículos de comunicação, como TV, rádio e jornal, outdoors, site, mídias sociais, distribuição de panfletos e cartazes, participação em feiras e eventos, ações de assessoria de imprensa e relações públicas, ações de comunicação interna e endomarketing, dentre outros.

Além disso, é por meio do marketing que é definida toda a identidade visual da marca, como logomarca, cores, símbolos, slogan, cheiro e som do ambiente, distribuição de mesas e cadeiras, dentre tantos outros fatores, que farão com que o cliente tenha a sensação de padronização em qualquer unidade da franquia. 

5. Planejamento Comercial 

No planejamento comercial deve ser considerado um aspecto importante do processo de formatação de franquias. Trata-se da escolha do perfil do franqueado.

Por mais que seja tentador para o franqueador aceitar a oferta de todos aqueles que tenham recurso financeiro para investir na franquia, é importante que aspectos como afinidade ao negócio e à área e a maturidade para gestão do negócio sejam considerados.

Para isso, o franqueador deve determinar o perfil e as características que quer que seu franqueado possua. 

Outro ponto importante está relacionado à escolha do ponto comercial. O franqueador precisa auxiliar o franqueado na escolha do local onde a unidade será aberta. 

Detalhes como conhecer e avaliar o público que circula na região e não abrir possibilidade de concorrência com outra unidade da franquia são fundamentais nesse momento.

6. Plano de Expansão de Franquia 

Por fim, a realização do plano de expansão de franquia é a concretização de todo esse processo, quando serão dados passos importantes para o início da operação.

Além de toda a análise da viabilidade e da documentação jurídica, são incluídas ao plano questões como: 

  • Avaliação e criação de metas;
  • Planejamento de comunicação interna;
  • Criação de estratégias de treinamento e capacitação das equipes que atuarão nas franquias;
  • Planejamento financeiro;
  • Estrutura de metodologias de acompanhamento dos indicadores e desempenho das unidades. 

Formatação de Franquias: como se tornar um franqueador de sucesso? 

Três principais aspectos ajudam o empreendedor a se tornar um franqueador de sucesso:

  • O primeiro deles diz respeito ao conhecimento profundo e completo do seu negócio e do mercado em que está atuando, seus pontos fortes e fracos, desafios e oportunidades;
  • Também é fundamental realizar todas as etapas do planejamento que envolve a formatação de franquias, para que sejam identificados e corrigidos os impedimentos que afetem o andamento do projeto;
  • Após colocada em prática e iniciada a operação da franquia, realizar um acompanhamento contínuo e próximo, oferecendo todo o suporte necessário aos franqueados, de modo que eles se sintam amparados e contribuam com o crescimento do negócio. 

Formatação de Franquias: contrate uma consultoria  

Uma dica importante é escolher contar com uma consultoria especializada em franquias, que conduzirá as etapas de forma profissional, garantindo toda a segurança jurídica no decorrer do processo de franchising.

Mais do que tratar desses passos citados, documentação e procedimentos legais, uma assessoria terá condições de orientar o cliente com foco no mercado e no aproveitamento de oportunidades.

Para escolher uma consultoria, é importante atentar-se a algumas dicas:

  • Veja o tempo de mercado da empresa, o que mostra sua experiência e conhecimento do mercado;
  • Avalie se a empresa vem se adaptando ao longo dos anos, por exemplo, em termos de uso de tecnologia e transformação digital;
  • Pesquise se a empresa é associada à ABF – Associação Brasileira de Franchising, entidade que fomenta o desenvolvimento do sistema de franquias no Brasil;
  • Conheça sua cartela de clientes. 

Agora, que você já sabe como funciona o processo e qual a importância de contar com um suporte profissional, pode dar sequência aos projetos de crescimento do seu negócio. A Bicalho Consultoria Legal é um exemplo de empresa que está há anos no mercado e é associada à ABF, estando preparada para te assessorar em todas as etapas do processo de formatação de franquias. Conheça nossos serviços de franchising!

Compartilhe esse conteúdo