Entenda por que brasileiros em Portugal miram os Estados Unidos

Tempo de leitura: 3 minutos

Brasileiros em Portugal têm sido, cada vez mais, atraídos pela economia forte e pleno emprego norte-americanos. Saiba quais são os caminhos migratórios possíveis.

Portugal é um dos destinos mais desejados pelas pessoas que pretendem se mudar do Brasil. O país europeu é superado apenas pelos EUA, que recebe a grande maioria desses emigrantes. Apesar de Portugal ser um país com oportunidades, emigrantes brasileiros têm se frustrado por não terem suas expectativas alcançadas. Um número crescente de brasileiros em Portugal vem considerando encontrar esse objetivo em terras estadunidenses. 

Ao deixar o Brasil, além da busca por melhor qualidade de vida, os brasileiros também visam oportunidades de trabalhar, empreender ou investir em um mercado mais consolidado e que oferece melhores perspectivas de prosperidade. Mas, se comparado aos EUA, o mercado português se encontra menos aquecido.

Diante disso, mirar os Estados Unidos tem sido a saída considerada por muitos. Afinal, trata-se de uma equação perfeita. Portugal tem exatamente a matéria-prima que os EUA desejam. Em contrapartida, a forte economia norte-americana pode oferecer o que Portugal, no momento, infelizmente, não tem.

Entenda mais sobre o tema a seguir conferindo as considerações de Vinícius Bicalho, sócio e diretor da Bicalho Consultoria Legal. Saiba quais são as alternativas para quem quer sair de Portugal e se estabelecer nos Estados Unidos.

Brasileiros em Portugal enfrentam menor abundância de mercado

As motivações para os brasileiros se mudarem para Portugal são várias. Dentre elas, estão a facilidade com a língua, cultura e vistos normalmente mais fáceis de serem obtidos do que em outros países. Além de tudo isso, as universidades portuguesas estão entre as melhores do mundo e atraem uma gama enorme de pessoas com trajetórias acadêmica e profissional invejáveis.

Contudo, muitos imigrantes estão esbarrando nas limitações econômicas portuguesas. Em que pese a qualidade de vida e todas as vantagens de Portugal, que são muitas, a atividade econômica em Portugal não é pujante, o que, muitas vezes, frustra expectativas pessoais e profissionais.

Dentro desse cenário, observa-se o crescente número de proifissionais brasileiros em Portugal com currículo sólido. Eles procuram os serviços da Bicalho, por exemplo, manifestando o desejo de se mudar para os EUA. A grande maioria deles são elegíveis para os vistos de habilidades: EB-2 (habilidades excepcionais) e até mesmo EB-1 (habilidades extraordinárias). 

Os Estados Unidos estimulam cada vez mais a imigração de profissionais

Esse movimento vem exatamente ao encontro da visão do atual presidente norte americano, Donald Trump. Segundo ele, é necessário incrementar a entrada de imigrantes qualificados nos Estados Unidos que se enquadrem nos vistos employment-based. Tais visto são os conhecidos EBs, destinados aos profissionais com experiência profissional comprovada ou altamente reconhecida.

Em suma, o país busca pessoas capacitadas, que sejam valiosas para complementar e sanar as necessidades do mercado de trabalho estadunidense. A maioria destes profissionais se tratam de profissionais liberais de alto nível. Por exemplo:

  • médicos;
  • dentistas;
  • enfermeiros;
  • advogados;
  • TI;
  • administradores;
  • engenheiros;
  • empresários de sucesso;
  • atletas;
  • artistas.

É brasileiro e vive em Portugal? Conheça os principais vistos americanos employment-based 

EB-2 NIW: visto de habilidades excepcionais

Para os brasileiros em Portugal que possuem carreira sólida, geralmente, o visto EB-2 NIW é o caminho para morar nos EUA. A categoria é uma oportunidade para profissionais com formação acadêmica equivalente ou acima de um bacharelado, ou que possuam capacidade excepcional em uma área. Para conquistar o Green Card via EB-2, você deve ser capaz de comprovar essa formação e experiência. Afinal, é desta maneira que você demonstrará que é um profissional necessário no mercado estadunidense.

EB-1: visto de habilidades extraordinárias

O visto EB-1 é ideal para profissionais que possuem uma carreira de destaque e renome. Se é um dos brasileiros em Portugal que pretende se mudar para os EUA e possui artigos publicados na imprensa e em publicações científicas, participação em reportagens e entrevistas, ou recebeu premiações, você pode se enquadrar. A imigração lista 10 requisitos, basta preencher 3 deles para comprovar que você possui “habilidades extraordinárias”.

Você é um brasileiro residindo em Portugal e quer colocar seus planos de migrar para os EUA com sua família em prática? A Bicalho é uma empresa idônea, experiente e multidisciplinar com estruturas em Miami, Orlando, Lisboa, São Paulo e Belo Horizonte que operam de forma integrada para te fornecer suporte. Auxiliamos você em todo o processo de forma completa, incluindo requerimento, acompanhamento do processo legal e consultoria. Que dar início ao seu processo de imigração para os Estados Unidos? Saiba como iniciar o processo para requerer o visto EB-2!

Compartilhe esse conteúdo