De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus levou 8,9 milhões de brasileiros a perderem o emprego entre abril e junho deste ano. A demissão torna a ideia de empreender na pandemia atrativa. Ser dono do próprio negócio proporciona mais autonomia.
Neste momento, é válido considerar o franchising como uma das principais alternativas. Esse modelo de negócio é a porta de entrada para os empreendedores de primeira viagem com experiência operacional ou interesse em um setor, mas que ainda precisam desenvolver sua habilidade empreendedora.
Saiba mais a seguir.
Vantagens das franquias em meio à pandemia
Empreender com segurança
Ser franqueado de uma marca reconhecida e já bem estabelecida no mercado oferece diversos benefícios a empreendedores que precisam de maior segurança nesse investimento. Franquias são redes fruto da expansão de marcas com produtos e serviços que já foram validados. Dificilmente abrir um novo negócio vai oferecer essa vantagem, que é bem próxima de uma garantia de sucesso no mercado.
Além disso, se você tem experiência operacional e/ou interesse pelo setor da franquia escolhida, mas ainda não tem experiência com a gestão de um negócio, franquias também são a melhor opção. A franqueadora depende do sucesso da sua unidade franqueada e vai, inclusive, fiscalizar a manutenção do padrão estabelecido para sua marca, assim como explicitado na Nova Lei de Franquias.
É parte do processo de transmissão de know how entre as duas partes que o franqueador preste suporte ao franqueado de maneira solidária. Nessa jornada, você não só absorve o conhecimento sobre aquele modelo de negócio, como tem mais segurança até mesmo para e negociar com parceiros e fornecedores.
Saiba mais sobre como e por que as franquias representam sucesso garantido em meio às crises.
Ter acesso a condições especiais de investimento
Como a crise também atingiu as redes de franquias, franqueadores estão oferecendo condições especiais para quem deseja entrar no setor, como cortes de até 70% nas taxas iniciais. Redes que não diminuíram os valores, passaram a oferecer benefícios como redução de jornada e novas condições de pagamento para as operações durante a Covid-19.
Vejam alguns fatores que criam um cenário favorável e cada vez mais atrativo para o empreendedorismo no Brasil:
- juros baixos;
- possibilidade de excelentes descontos com fornecedores;
- preço melhores no aluguel de shoppings e espaços comerciais;
Tipos de franquias ideais para iniciantes
Veja algumas dicas essenciais para quem está na fase de escolher uma franquia para investir:
- Conhecer a fundo as particularidade do Franchising antes de prospectar franquias para investir;
- Escolher uma empresa de um setor com que você tenha familiaridade ou profundo interesse;
- Analisar cuidadosamente a sua capacidade de investimento e os índices de retorno que cada franquia prospectada oferece;
- Pesquisar sobre a possibilidade de abrir franquia não apenas no Brasil, mas em outros países (10% das pessoas que empreendem nos EUA são imigrantes latinos, segundo o Wall Street Journal).
O segmento que tem sido mais atraente é o das microfranquias, com investimentos de até R$ 90 mil. Dentre as opções, há inclusive algumas que permitem aos empreendedores atuarem de casa, ambiente de trabalho que tem sido parte da nossa rotina durante o isolamento social.
Com os novos hábitos de consumo que estão surgindo, áreas como delivery de alimentação e marketing digital para a criação de sites e lojas virtuais para captação de vendas, também chamam a atenção.
Erros para evitar ao investir em franquia
Apesar dos atrativos, investir em um novo negócio em meio à maior crise já vista tem alto risco. Renato Alvez, Diretor de Expansão da Bicalho Consultoria Legal, alerta que um dos grandes erros dos empreendedores é apostar em franquias mais baratas, sem analisar minuciosamente quais serviços estão descritos na Circular de Oferta de Franquia (COF) antes de assinar o contrato. É indispensável analisar como será o acesso à rede e a proximidade com o negócio.
Além desse fator, Alves também destaca a importância dos empresários pesquisarem opções de franquias que tenham a ver com o seu perfil individual antes de tomarem qualquer decisão. O retorno financeiro é muito importante, mas não há nada mais satisfatório que trabalhar em setores que atendam às suas expectativas e habilidades. Fazer uma lista com as áreas de interesse e conversar com franqueadores que já estão operando é uma boa dica.
A Bicalho Consultoria Legal é associada à ABF (Associação Brasileira de Franchising) e atua fortemente no mercado de franchising, com longa experiência em formatação e expansão de franquias, no Brasil e exterior. Nosso amplo portfólio de serviços atende tanto franqueados quanto franqueadores. Conheça nossos serviços para franqueados!