3 bons motivos para empreender em Lisboa

Pensando em empreender em outro país? Conheças as vantagens que tornam Lisboa, a capital portuguesa, um destino ideal para empreendedores estrangeiros.

Quer internacionalizar a sua empresa ou abrir um negócio no exterior, e Portugal está chamando a sua atenção? Empreender em Lisboa pode ser uma ótima alternativa! A capital é uma das localidades mais atrativas.

De acordo com pesquisas, rankings e portais internacionais renomados, existem alguns motivos que têm tudo para te fazer tomar a decisão de escolher Lisboa como destino para o seu novo negócio. A cidade tem ganhado cada vez mais destaque a nível mundial quando o assunto é empreender, e apostar em uma localidade estratégica como essa vai fazer toda a diferença para que seu negócio prospere.

Quer entender porque a capital portuguesa está no foco dos holofotes? Conheça a seguir 3 bons motivos para empreender em Lisboa!

1. É a 4ª melhor cidade do mundo para começar um negócio

O PeoplePerHour é principal plataforma para freelancers do Reino Unido e realizou uma pesquisa com objetivo de compor um índice de cidades ideais para startups. O estudo foi baseado nas seguintes métricas:

  • qualidade de vida;
  • custo de vida;
  • aluguel;
  • facilidade para começar um negócio;
  • espaço de escritório;
  • salário mensal;
  • qualidade do país para negócios.

A capital portuguesa ficou classificada na 4ª posição. E a PeoplePerHour ainda reforçou que escritórios, aluguéis e facilidade de começar um negócio foram as métricas que chamaram mais atenção pelo desempenho e são uma ótima notícia para quem quer empreender em Lisboa, especificamente.

Na prática, a cidade já chama a atenção de empresários como destino para investimento em internacionalização e terceirização. A capital é altamente qualificada quando o assunto é educação, adaptação cultural, geografia e resiliência e contribui para que o país seja uma símbolo de oportunidade muito visado por brasileiros.

2. É um hub de inovação e empreendedorismo

Em novembro de 2018, Lisboa se tornou o palco da Web Summit, um conferência sobre tecnologia com reconhecimento mundial que reúne profissionais do mercado digital. O objetivo é promover troca de conhecimento e networking entre empresários, investidores, especialistas e imprensa. Ou seja, é o ambiente ideal para que estabelecer parcerias, criar novos negócios, observar tendências e, principalmente, inovar.

Foram quase 70.000 participantes de todo o mundo inscritos nesta edição (já é possível se inscrever para a edição de 2019 acessando o site oficial da Web Summit). Com isso, o evento trouxe diversas oportunidades para quem quer empreender em Lisboa. Um deles, claro, é a visibilidade. Ao se tornar a anfitriã do Web Summit, a capital portuguesa se equipara a outras cidades enquanto uma localidade qualificada para receber um escritório, uma filial ou uma franquia. Com isso, Portugal passa a ter a oportunidade de se conectar com outros mercados.

3. É a capital de um país que estimula a imigração

De acordo com a Forbes, Portugal é o melhor país da Europa para investidores estrangeiros. O país adotou uma estratégia para combater o envelhecimento populacional e garantir estabilidade econômica. Essa estratégia envolveu estimular a imigração e criar incentivos fiscais para investidores estrangeiros.

Outra vantagem que tornou Portugal ideal, e é um chamado para quem pensa em empreender em Lisboa, foi a criação do Golden Visa. Esse visto pode ser requerido por cidadãos de qualquer nacionalidade não-europeia que pretendem abrir uma empresa em Portugal ou investir em:

  • mercado financeiro;
  • pequenas e médias empresas;
  • investigação científica;
  • produção artística.

O Golden Visa pode ser renovado e oferece a possibilidade de conquistar a residência permanente em Portugal. Há ainda o visto D-2, que confere residência a estrangeiros que queiram estabelecer atividade empresarial no país, e o visto D-7, que incentiva a imigração de aposentados e pessoas com rendimentos próprios. Adquira mais informações sobre esses vistos.

Portugal está de portas abertas, e essa pode ser uma ótima chance para que você inicie um novo projeto de vida. Afinal, esses incentivos são uma ótima chance para atuar e residir em um país que oferece não só estabilidade financeira, mas infraestrutura e processos que garantem mais segurança, qualidade de vida, educação e saúde para você e sua família.


Agora que você já sabe por que você deve empreender em Lisboa, continue acompanhando outras vantagens que Portugal tem para oferecer. Se você possui esse perfil empreendedor e/ou investidor e considera migrar para Portugal, confira agora mesmo esse post explica por que investir em Portugal é o melhor caminho para migrar!

Compartilhe esse conteúdo