Empreendedores de sucesso são aqueles que inspiram

Tempo de leitura: 3 minutos

Veja as dicas do advogado especialista e sócio da Bicalho Consultoria Legal, José Vinícius Bicalho, para aqueles que querem se tornar empreendedores de sucesso.

Mais um ano acaba de começar e, antes de estabelecer as estratégias para alcançar sucesso nos negócios, é preciso fazer algumas análises. Você foi motivo de inspiração para as pessoas que querem investir no próprio negócio? 

Empreendedores de sucesso são aqueles que têm atitude e dão o exemplo para outras pessoas. Só é possível inspirar pessoas a persistirem no empreendedorismo quando os desafios enfrentados e os esforços realizados para superá-los estão evidentes.

José Vinícius Bicalho, advogado especialista e sócio da Bicalho Consultoria Legal, apontou alguns aspectos que demonstram a importância dessa atitude. A partir de suas reflexões é possível extrair dicas valiosas que servem para empreendedores que almejam o sucesso. Veja a seguir!

1. Troque figurinhas com outros profissionais

“Honestamente, não sei se posso me considerar um empresário referência, mas como fui professor durante bastante tempo, muita gente que conhece a minha história e sabe que comecei sozinho e do zero, vem conversar comigo para receber conselhos.

Apesar de eu sempre deixar claro que não existe receita para o sucesso quando alguém opta por empreender e que todos nós temos o nosso tempo para amadurecer uma ideia e apostar todas as fichas nela, acredito que uma conversa franca entre empreendedores e indivíduos que ainda estão pensando em qual caminho seguir, traz sempre uma troca de experiência valiosa – para os dois lados.”

Conversar com profissionais e empresários que atuam no seu mercado é uma ótima maneira de extrair aprendizados. As vivências e a visão de mercado de outras pessoas podem ser avaliadas e servir para enriquecer a sua própria ótica. A troca de ideias é essencial para expandir o seu repertório, sair da sua zona de conforto e fortalecer relações profissionais que podem vir a gerar parcerias de sucesso no futuro.

2. Acredite no seu negócio e persista

“Para se ter uma ideia, me formei em 2002. Naquela época, o mundo era bem diferente dos dias atuais. As ferramentas e instrumentos que usei para escrever a minha história talvez não sejam habilidades necessárias hoje para os cidadãos terem sorte e êxito em seu ramo de atuação. No entanto, existem características que nunca vão mudar para quem deseja ser um empreendedor modelo.

Disciplina, persistência e uma energia que só o empreendedor tem – difícil de definir – é o que determina o sucesso de um empresário.  Não sei se é motivação, crença no que faz ou aptidão, mas donos e dirigentes de uma companhia têm uma energia diferente, que os distingue de outras pessoas. Sou muito realista: há grandes desafios para quem se arrisca no empreendedorismo e é preciso estar preparado. Empresários que não dão certo normalmente não fracassam: eles desistem no meio caminho.”

Você está preparado para os desafios que o mercado vai impor? Empreender é sempre desafiador e persistir é indispensável para a saúde dos negócios. É preciso ter jogo de cintura, know how, bons parceiros de negócios, uma equipe engajada e muita confiança para tocar o seu negócio diante das eventualidades. A melhor forma de fazer isso é sempre estar um passo à frente, observando os indicadores e métricas. Assim, é possível tomar medidas preventivas quando necessário e planejar os próximos passos com tempo hábil. 

3. Aproveite a recuperação do cenário econômico

“2020 tem tudo para ser um ano excelente! O cenário econômico começa a esboçar melhoras e toda vez que temos um período de crise, o pós crise abre uma série de possibilidades para os empreendedores que enxergam oportunidade em qualquer cenário. O ambiente será bem propício. Basta querer!”

De acordo com matéria da Agência Brasil, a economia brasileira deve crescer 2,5% em 2020. A projeção foi divulgada em 17 de Dezembro de 2019 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A CNI informou que o Produto Interno Bruto (PIB) deve ser estimulado pela expansão do PIB industrial. “Segundo o estudo, a aceleração na economia na segunda metade deste ano é sinal de que haverá crescimento mais sólido nos próximos 12 meses.”

Outras atividades também devem manter a relevância em 2020. De acordo com O Estado de Minas, agronegócio e comércio também devem puxar PIB em 2020. A matéria ressalta que “o comércio, em 2020, deverá registrar o maior avanço anual no volume de vendas em sete anos. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a estimativa é de que haja aumento de 5,5% no varejo ampliado e de 3% no varejo restrito”. 

Está pronto começar 2020 com o pé direito? Conte a Bicalho! A Bicalho está há 17 anos no mercado como um escritório multidisciplinar oferecendo suporte legal, consultoria e soluções customizadas que atendem demandas de empresas de diversos portes. Atuamos no mercado nacional e internacional, com filiais espalhadas pelo Brasil, EUA e Portugal. Saiba mais sobre as nossas soluções corporativas!

Compartilhe esse conteúdo