Contabilidade para a área da saúde: ao que se atentar?

Tempo de leitura: 4 minutos

A contabilidade para a área da saúde envolve o entendimento de legislações específicas, além de conhecimento especializado em questões jurídicas e contábeis. Entenda mais sobre o tema e tenha mais segurança para abrir ou gerenciar sua clínica ou consultório próprio. 

Contar com uma contabilidade de qualidade é essencial para a saúde e sustentabilidade de todo negócio. No caso da contabilidade para a área da saúde, os cuidados devem ser redobrados porque a legislação é especialmente rigorosa quando se trata destes serviços.

Ao contratar uma empresa ou profissional para gerir a contabilidade da sua clínica ou consultório, é indispensável garantir que as regras específicas estejam sendo seguidas. Somado a isso, é preciso contar com assessoria especializada na determinação da natureza jurídica, regime tributário e do planejamento tributário da empresa em geral, para garantir o cumprimento das obrigações fiscais e a elisão fiscal.

Veja a seguir ao que você deve se atentar ao abrir sua clínica de saúde para assegurar que a contabilidade esteja devidamente alinhada. 

Regras específicas para a área da saúde

No que diz respeito à contabilidade para a área da saúde, médicos e profissionais da saúde em geral podem atuar cumprindo suas obrigações fiscais tanto quanto pessoas física como jurídicas. Entretanto, em muitos casos, possuir um CNPJ é necessário tanto para poder emitir nota fiscal a hospitais, clinicas e centros médicos em geral, quanto para a abertura de uma clínica ou consultório médico próprio. 

Neste último caso, abrir uma empresa na área da saúde no Brasil vai demandar o cumprimento de uma série de exigências estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (alvarás, licenças, etc). Os serviços médicos são tratados com especial rigor pela lei. 

Além disso, vale destacar que, ainda que se tratem de atividades de prestação de serviços, é preciso se preocupar também com o fisco municipal. A compra de insumos ou comercialização de mercadorias necessidade de registro estadual. 

Organização financeira de qualidade

Para manter alinhada a contabilidade para a área da saúde, um dos princípios mais básicos é separar a pessoa física da pessoa jurídica. As regras válidas para cada uma dessas categorias são distintas e não respeitar essa distinção pode acarretar não apenas em desorganização financeira, mas até mesmo em perdas por problemas com a Receita Federal.

O primeiro passo para uma organização financeira de qualidade é abrir uma conta como pessoa jurídica para receber valores referentes aos serviços prestados por meio do CNPJ. 

O fluxo de caixa (registro de todas as transações financeiras realizadas pela clínica) é uma das principais ferramentas de controle financeiro de uma empresa. Mantê-lo sempre atualizado é essencial para uma boa gestão financeira, e é ele que fornece informações importantes sobre os resultados que estão sendo gerado pelo negócio periodicamente. Essa ferramenta mede lucros, prejuízos e é uma fonte de informação até mesmo para medir a necessidade de mudanças não apenas nos custos e investimentos da clínica ou consultório, mas também em sua gestão.

Correto enquadramento tributário 

Se você pretende abrir uma clínica e levou a conta os aspectos da contabilidade para a área da saúde, provavelmente já se preocupou não apenas com a quantidade e os valores tributários cobrados, mas também com a complexidade do sistema tributário brasileiro. O principal a se saber é que a tributação pode ser bastante onerosa sob pessoas físicas. Neste momento, ter um CNPJ, mesmo para atuar individualmente, pode ser extremamente vantajoso. 

No Brasil existem três opções de regimes tributários para empresas:

  • SIMPLES: oferece um tratamento tributário diferenciado, mais simplificado. Pode ser selecionado por empresas com receita bruta anual de até:
    • microempresas: R$ 360.000,00;
    • empresas de pequeno porte: R$ 4,8 milhões.
  • Lucro Presumido: o cálculo das tarifas devidas é realizado presumindo a receita bruta da pessoa jurídica, bem como demais receitas que sejam sujeitas à tributação.
  • Lucro Real: o cálculo das tarifas é baseado no faturamento mensal ou trimestral de uma empresa e incide apenas sobre o lucro líquido obtido durante o período de apuração.

Muito se diz sobre as vantagens e desvantagens destes regimes, principalmente quando se comprar o regime de Lucro Presumido com o de Lucro Real. No caso de empresas na área da saúde, não existe necessidade de enquadramento obrigatório em nenhum dos três regimes, a não ser com base na receita bruta anual do negócio. 

O enquadramento tributário é parte essencial do planejamento tributário de qualquer empresa. Certifique-se de que empresa ou profissional responsável pela contabilidade da sua clínica:

  • considere as características específicas do seu negócio;
  • analise a tributação própria do tipo de serviço prestado; 
  • aproveite oportunidades de elisão fiscal, ou seja, de redução da carga tributária, dentro da legalidade;
  • faça o planejamento tributário de forma a beneficiar o seu planejamento patrimonial.

Contabilidade digital

A troca de informações entre a contabilidade e a empresa sempre deve ser ágil e constante. Atualmente, até mesmo incentivadas pelos entraves da pandemia de Novo Coronavírus, a tecnologia e a inteligência artificial vem se tornando cada vez mais aliadas do setor. 

A contabilidade digital tem ajudado profissionais a respeitarem as diretrizes de prevenção à COVID-19, evitando a necessidade de envio e recebimento de documentos impressos diversos. Entretanto, mais do que isso, é um resultado da transformação digital que já vinha acontecendo no mercado. 

As vantagens são diversas. Com o uso de softwares modernos, é possível não apenas gerir informações e executar envio e recebimento de documentos. Mais do que isso, essas ferramentas possibilitam que a apuração de balanços, balancetes, fechamentos financeiros seja feita de forma mais segura e quase em tempo real. Tudo isso com a segurança dos dados garantida.

A Bicalho já conta com sistema moderno e totalmente digital para atender seus clientes e tem experiência em contabilidade para a área da saúde. Além disso, está apta a ajudar empresários e profissionais a encontrar no mercado o sistema que melhor se encaixe em suas necessidades, fazendo com essa migração seja feita de forma tranquila e sem traumas.Entre em contato conosco agora mesmo para saber mais!

Compartilhe esse conteúdo