Pesquisar

Como se tornar um franqueador de sucesso?

Tempo de leitura: 4 minutos

Veja aspectos pouco abordados, mas essenciais para quem quer saber como se tornar um franqueador de sucesso. Absorva dicas sobre planejamento, implementação de unidades piloto e venda de franquias.

Possui uma empresa sólida no mercado, se informou sobre como transformar uma empresa em franquia e quer saber como se tornar um franqueador de sucesso? É fato que há diversas vantagens em tornar seu negócio em franquia, mas, é indispensável manter os pés no chão para garantir sustentabilidade ao realizar esse tipo de expansão.

Com base em publicação do SEBRAE, do Programa SEBRAE franquias, desenvolvemos esse artigo com pontuações indispensáveis para quem quer se tornar franqueador. Confira a seguir alguns aspectos que não costumam ser levantados com maior profundidade, mas que são essenciais para a construção de uma rede de franquias sólida.

Compreenda aspectos financeiros do investimento em franquia

Não há como se tornar um franqueador de sucesso sem uma boa noção dos custos de tornar uma empresa em franquia. Vale listar algumas áreas em que se fará necessário algum investimento:

  • produção;
  • acordos com fornecedores; 
  • treinamento e formação de pessoal;
  • publicidade e propaganda;
  • sistemas gerenciais informatizados;
  • qualidade. 

As taxas iniciais atrativas pagas pelos franqueados são motivadoras, mas sua entrada não é líquida. Mais importante do que estas, são as remunerações contínuas do franqueador, os royalties. O seu negócio precisará de fôlego financeiro para entregar os serviços que se propõe a prestar a esses investidores. Os royalties cobrados precisam equilibrar um valor suficiente para cobrir esses custos sem inviabilizar o negócio do franqueado.

Garanta estabilidade em toda a cadeia

Um ponto essencial sobre como se tornar um franqueador de sucesso está relacionado à capacidade de reproduzir um modelo de negócio diversas vezes, de forma padronizada. Para isso, vale destacar dois fatores. O primeiro é a proteção do segredo industrial, que não pode, em hipótese alguma, sofrer falhas quando se faz necessário. É ele que garante competitividade à sua empresa e quaisquer violações à propriedade industrial precisam ser rapidamente mitigadas.

Outro aspecto primordial para a estabilidade da cadeia de suprimentos, é claro, são seus parceiros de negócio. Bons fornecedores são aqueles que, além de oferecerem o melhor custo vs. benefício ao seu negócio e cumprirem corretamente sua demanda, sem pecar em capacidade, qualidade e entrega, são inseridos em ambientes de negócio saudáveis. Atente-se a isso ao prospectá-los. Mercadorias que precisam ser importadas, por exemplo, devem ser buscadas em países com aspectos político e econômico estáveis e sólidos.

Saiba demonstrar o que sua marca oferece de diferencial

Não há como se tornar um franqueador de sucesso sem que a transmissão do know how da sua marca seja feita de maneira exímia. Especialmente quando essa marca possui, de fato, uma vantagem técnica e produtos específicos. Nesses casos, esses fatores precisam, inclusive, ser levados em conta e devem ser valorizados ao conceber o contrato de franquia, tanto com o primeiro franqueado quanto com os franqueados seguintes.

Há ainda outros casos em que o franqueador não oferece um nível tão elevado de originalidade, mas seu negócio é franqueável por possuir a capacidade de ser reproduzido em excelentes condições. Isso também torna a marca valorizada. Bons exemplos são franquias de revenda de bens ou serviços de fast-food. Eles geram interesse mais pelo sistema de distribuição do que por vantagens técnicas, por exemplo.

Faça testes implementando uma unidade piloto

No processo de tornar uma empresa em franquia, a implementação de unidades piloto permite dominar possíveis problemas e dificuldades nos processos estabelecidos. Alguns franqueadores optam por testar um número reduzido de unidades por um período maior de tempo. Outros, por testar mais unidades em um período mais curto. O que vale ressaltar é que esses processos devem ser continuamente atualizados, ainda que sejam validados no período de teste.

A possibilidade de testagem de reprodução do modelo de negócio nas franquias é um dos fatores que colaboram para que seus empreendimentos demonstrem melhor resultado de crescimento ao longo dos anos. As unidades de franquia ultrapassam significativamente o crescimento observado no equivalente a 80% dos empreendimentos independentes presentes no mercado. Veja gráfico da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Saiba o momento de começar a venda de franquias

Como comentado no tópico anterior, observe que, independentemente do número de unidades de teste instaladas, sempre há um tempo hábil para testagem antes da venda propriamente dita e da estruturação da rede. É recomendável respeitar esse tempo de teste.

Ao mesmo tempo, é preciso ter em mente que não é nem mesmo possível esperar que o planejamento esteja perfeito para começar. Se já for viável dar início ao investimento nessa expansão mantendo o capital de giro necessário para operar o negócio, considere iniciá-la.

Realize a expansão de forma controlada

Saber fazer a leitura das condições de mercado é essencial para se tornar um franqueador. Se você está considerando tornar a sua empresa em franquia, provavelmente já identificou uma demanda significativa em um mercado durável que pode ser sanada pelo seu negócio. Entretanto, mesmo mercados promissores e em fase de crescimento podem acabar sendo saturados. 

Ao estruturar seu negócio como franquia e fazer o desenvolvimento de franqueadores, lembre-se que não há necessidade de instalar novas redes em grande volume e rapidez. É mais recomendável inserir novas unidades de maneira controlada, analisando o comportamento do mercado a cada nova oportunidade de negócio.

Agora que você conferiu essas dicas valiosas sobre como se tornar um franqueador de sucesso, o próximo passo é dar início ao planejamento de expansão. Nesse processo, contar com uma consultoria especializada em formatação de franquias é indispensável.

Saiba agora como funciona a consultoria para franquias.

Compartilhe esse conteúdo