Investir no exterior é, sem sombra de dúvida, algo que não é conhecido por boa parte dos brasileiros, o que faz com que muitas pessoas acreditem em conceitos errados ou mesmo em várias mentiras. Silvio Hilgert, professor do FinNews, listou vários mitos sobre investir no exterior e compilamos cinco deles. Confira a seguir!
- É ilegal investir fora do Brasil.
Provavelmente, por conta dos diversos escândalos políticos que o país passou e tem passado, muita gente ainda acha que é ilegal manter dinheiro aplicado no exterior. No entanto, para aplicar fora do país, basta que seu dinheiro seja declarado adequadamente para a Receita Federal e o Banco Central, sem qualquer impeditivo legal.
- É preciso ter muito dinheiro para investir no exterior.
Apesar de existir a impressão de que é preciso ser rico para ter dinheiro investido fora do país, isso não é verdade. Existem várias plataformas de investimentos internacionais que aceitam cadastros de investidores mesmo com valores baixos. Com US$ 5 mil já é possível aplicar o dinheiro no exterior, o que faz com que seja um tipo de investimento muito acessível.
- A rentabilidade para investir no exterior não compensa.
O Brasil conta com altíssimas taxas de juros, o que faz com que aplicações por aqui apresentem boas rentabilidades, isso é inegável. No entanto, ao olhar para o exterior, o investidor precisa ter em mente que está acessando muitos mercados diferentes, o que significa que pode encontrar oportunidades mais rentáveis do que as disponíveis no Brasil. O mercado acionário nos Estados Unidos, por exemplo, vem de um rali acumulado nos últimos anos que traz valorizações de fazer inveja a qualquer investidor no Brasil.
- É preciso criar uma empresa offshore para aplicar no exterior.
Ao pensar no cenário tributário, certamente uma das melhores opções para investir no exterior é por meio de uma pessoa jurídica offshore, no entanto, essa não é a única possibilidade. Antes de tudo, vale ressaltar que não é ilegal ter uma offshore, desde que ela esteja declarada adequadamente. Para quem não quer essa opção, é possível aplicar usando uma conta pessoa física sem nenhum impedimento.
- É um mercado agressivo demais para mim
Com certeza, é possível fazer muitos investimentos arrojados fora do Brasil, com operações com moedas, ações ou opções, por exemplo. No entanto, isso não significa que é só para isso que se investe no exterior. Ao contrário, a diversificação internacional e em moedas é uma maneira, inclusive, que as pessoas têm para proteger seus patrimônios.
Fonte: FINNEWS