Alguns passos são fundamentais para quem deseja explorar novos mercados e apostar na expansão de franquias.
Mesmo com um planejamento sólido, feito por profissionais qualificados, qualquer expansão internacional apresenta alguns riscos. Para tentar minimizá-los, alguns fatores devem ser levados em conta.
Confira essas dicas para explorar novos mercados e expandir sua franquia:
1) Definir a estratégia
O franqueador deve ter bem clara qual a sua estratégia de expansão, ou seja, deverá se questionar para qual país pretende levar a sua marca. A decisão do país muda toda a estratégia e o modelo de negócios. Definir países prioritários é importante para entender qual tem mais aderência com a marca.
2) Analisar os hábitos de consumo
A pergunta a se fazer seria: por qual motivo os consumidores desses países iriam querer o produto ou serviço que você deseja comercializar? Os hábitos de consumo mudam de acordo com o país. Por isso, se vai expandir sua franquia, é importante saber se o seu produto ou serviço se encaixa no mercado de destino.
3) Estudar a fundo o local onde se pretende investir
O planejamento e estudo de mercado são fundamentais para o franqueador que deseja expandir suas fronteiras. O bom planejamento contribui para entender qual o melhor momento de entrar no país, como será essa entrada e quais são as primeiras dificuldades a serem enfrentadas.
4) O modelo de operação
Existem duas formas básicas de entrar em um outro país: capital próprio ou franquia. Alguns franqueadores preferem eles mesmos experimentarem o negócio em terras estrangeiras antes de expandir sua franquia. Isso pode ser muito benéfico para entender melhor o mercado que se pretende explorar. Mas isso não quer dizer abrir franquias já de imediato seja um mau negócio.
Precisa de ajuda para explorar mercados internacionais? Conte conosco!