Segundo especialista, o franchising é a opção ideal para quem quer internacionalizar uma empresa com riscos reduzidos. Confira as vantagens de abrir franquia nos EUA e coloque seu plano de expansão em ação!
O franchising é uma dos formatos mais seguros, otimizados e efetivos de empreendimento. Se você já possui um negócio formatado como franquia, certamente vivenciou as vantagens desse modelo de negócios. Mas, uma vez que se estabelece uma marca renomada e um negócio de sucesso, qual é o próximo passo? Você já considerou expandir a sua marca para o exterior?
Os Estados Unidos possuem o maior número de franquias de marcas brasileiras no mundo, de acordo com a Associação Brasileira de Franquias. Abrir franquia nos EUA significa aproveitar a oportunidade não só de internacionalizar uma marca de sucesso, mas também de lucrar mais com menos riscos, e enriquecer. Se você quer alavancar o sucesso da sua empresa e a investir na construção do seu patrimônio, vale a pena considerar esse destino, que é conhecido pela cultura do empreendedorismo.
O especialista e consultor do setor de franquias, Mark Siebert, produziu um artigo para a revista estrangeira, Entrepreneur, sobre as vantagens de tornar um negócio em franquia. A seguir, Veja uma análise sobre como esses aspectos são potencializados no mercado norte americano!
Aquisição de capital
Segundo Siebert, a barreira mais comum para quem quer expandir um negócio, principalmente quando se tratam de pequenas empresas, é a falta de acesso ao capital. Mesmo antes da crise econômica de 2008 que atingiu os Estados Unidos, empreendedores enfrentavam o entrave de ter metas de crescimento que superavam sua capacidade de financiá-las.
O franchising, como uma forma alternativa de aquisição de capital, permite realizar a expansão sem o risco de endividamento ou o custo do capital próprio. Principalmente se for necessário converter a moeda e investir mais recursos para expandir seu negócio, no caso de um empreendedor estrangeiro. Ao abrir uma franquia nos EUA, o franqueado fornece todo o capital necessário para abrir e operar uma unidade, permitindo que o seu negócio cresça por meio de recursos de terceiros.
Aperfeiçoamento da gestão
Expandir um negócio para um território estrangeiro é uma tarefa que exige uma gestão altamente confiável, não é mesmo? Porém, contratar um gerente, por mais experiente e qualificado que esse profissional seja, não exclui a possibilidade de que ele venha a deixar o cargo eventualmente, e precise ser substituído. E ainda há o desafio de supervisionar essa atuação à distância, assim como observado por Siebert em seu artigo.
De acordo com o especialista, o franchising é uma ótima alternativa para evitar essas prováveis substituições, e garantir uma gestão motivada e engajada. Afinal, ninguém está mais empenhado para gerir uma franquia do que aquele que investiu materialmente no sucesso da operação.
O franqueado é um proprietário que, geralmente, tem o perfil de alguém que investiu as economias de sua vida no seu negócio. Ele é o maior interessado em compensar isso sob a forma de lucro e isso é essencial para o bom desempenho da sua expansão.
Além disso, o franqueado é que se responsabilizará por lidar com processos seletivos, salários, faltas de funcionários, substituições, gastos e muitas das responsabilidades que seriam, a princípio, assumidas pelo escritório corporativo. Com isso você tem a vantagem de poder focar os seus esforços no quadro geral do seu negócio e nos seus retornos financeiros.
Otimização de crescimento e lucratividade
Se você quer expandir seu negócio para os Estados Unidos, com certeza você enfrentará o desafio de sair na frente dos seus concorrentes de mercado. Para isso, você precisará ter unidades posicionadas em locais estratégicos que garantam o alcance e abrangência do público alvo, certo?
Abrir franquia nos EUA é uma forma de otimizar a abertura de novas unidades, sem precisar de tempo hábil para realizar o processo. Além disso, o custo de se tornar um franqueador nos Estados Unidos é geralmente menor do que o custo de abrir uma unidade ou entrar em um novo mercado.
Expandindo sua franquia para o exterior, você aumenta as chances de conquistar uma posição de liderança de mercado, e ainda garante uma responsabilidade mais enxuta, com riscos substancialmente reduzidos. É possível aproveitar os processos e organização que já estão em funcionamento para dar suporte às operações da empresa. Enquanto isso, os franqueados têm a responsabilidade de realizar os trâmites de de locação, marketing, recursos humanos, contabilidade, etc.
Agora que você conferiu essas vantagens, quer colocar em prática os seus planos de abrir franquia nos EUA? A Bicalho é uma empresa de consultoria jurídica com expertise em negócios internacionais. Com estrutura em Miami e em Orlando, estamos preparados para te auxiliar na abertura de empresas nos EUA, bem como nos aspectos de tributação, investimentos, imigração e vistos. Saiba mais sobre os nossos serviços!